Tecnologias digitais nas aulas de educação física escolar na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16753Parole chiave:
Tecnologias digitais da informação e comunicação; Ensino remoto emergencial; Formação de professores; Educação física escolar.Abstract
A pesquisa objetivou analisar a utilização de TDIC por professores de EF nas aulas, integrantes do grupo de estudos e pesquisa, durante o período de ERE, na pandemia de Covid-19. Utilizou-se uma abordagem qualitativa numa pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. O estudo foi desenvolvido com dezesseis integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE), atuantes durante o ERE na escola. A coleta de dados realizou-se em três momentos: aplicação de formulário de levantamento inicial, questionário no Google Forms, e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Os resultados revelaram como principais ferramentas utilizadas durante o ERE foram WhasApp, Youtube, Gmail, Powerpoint, Canva, Kahoot, Google, Google Drive, Google Meet, Google Forms, Word e Instagram. Concluiu-se que os professores de EF não receberam o suporte necessário das instituições empregadoras para atuar no formato do ERE.
Riferimenti bibliografici
BERAZA, Miguel Ángel Zabalza. Novos desafios na formação de professores. In: IMBERNÓN, Francisco; SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, Ivan (Org.). Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 6 – 24.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Portaria n.º 913, de 22 de abril de 2022. Declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) e revoga a Portaria GM/MS nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, edição 75-E, seção 1 - Extra E, p. 1-1, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-913-de-22-de-abril-de-2022-394545491. Acesso em: 16 de jan. 2023.
BRASIL. Resolução nº. 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, v. 13, 2013.
CONJUVE et al. Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus – 2ª edição. Rio de Janeiro: CONJUVE, Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Em Movimento, Visão Mundial, Mapa Educação e Porvir, 2021. Acesso em: 23 nov. de 2022. Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/wp-content/uploads/2021/08/JuventudesEPandemia2_Relatorio_Nacional_20210702.pdfAcesso em: 07 de jan. 2023.
COUTINHO, Clara Maria Gil Fernandes Pereira. Percursos da Investigação em Tecnologia Educativa em Portugal: Uma abordagem Temática e metodológica a publicações cientificas (1985-2000), Braga, Universidade do Minho, 2005.
FERREIRA, Heraldo Simões (Org.). Abordagens da Educação Física Escolar: da teoria à prática. Fortaleza: Edições INESP, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Método e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
INSTITULO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Estágio Intermediário – Maio de 2020. 2020. Disponível em: http://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 10, p. 1-10, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9° ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
MARTINS, Raphaell Moreira; FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar; NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. A prática pedagógica da educação física no Brasil no período de pandemia de COVID-19. Educación Física y Ciencia, vol.24(2), e217, abr-jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24215/23142561e217. Acesso em: 13 out. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista pesquisa qualitativa, São Paulo, 2017, v. 5, n. 7, p. 1-12, abr.
NIC.br. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação (Edição COVID-19 - Metodologia adaptada), 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2020_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.
NIC.br. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação (Edição COVID-19 - Metodologia adaptada), 2022. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2021_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.
ONWUEGBUZIE, A. J.; LEECH, N. L. Sampling designs in qualitative research: making the sampling process more public. The Qualitative Report, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 238-254, jun. 2007.
PARRIS, Zac; CALE, Lorraine; HARRIS, Jo; CASEY, Ashley. Atividade física para saúde, covid-19 e mídias sociais: O quê, onde e por quê? Movimento, v. 28, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122533. Acesso em: 7 set. 2022.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, Aracaju, v.10, n.1, p.41–57, jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128. Acesso em: 10 fev. 2022.
SANCHO, Juana Maria; ALONSO, Cristina Cano. (Orgs.). La fugacidad de las políticas, la inércia de las prácticas. Barcelona: Octaedro, 2012, 172p.
STAKE, Robert.E. Investigacion com estudos de caso. Madrid: Morata, 1998.
STAKE. Robert. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.) Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. p. 435-454.
VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, A.; ENGERROFF, S. N.; SILVA, J. C.(Orgs.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013.
YIN, Robert K. Estudos de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman,
ZEDNIK, Herik. Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação: aporte à cultura digital na sala de aula. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Taccuini GPOSSHE

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.















