Tecnologias digitais nas aulas de educação física escolar na pandemia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16753

Parole chiave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação; Ensino remoto emergencial; Formação de professores; Educação física escolar.

Abstract

A pesquisa objetivou analisar a utilização de TDIC por professores de EF nas aulas, integrantes do grupo de estudos e pesquisa, durante o período de ERE, na pandemia de Covid-19. Utilizou-se uma abordagem qualitativa numa pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. O estudo foi desenvolvido com dezesseis integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE), atuantes durante o ERE na escola. A coleta de dados realizou-se em três momentos: aplicação de formulário de levantamento inicial, questionário no Google Forms, e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Os resultados revelaram como principais ferramentas utilizadas durante o ERE foram WhasApp, Youtube, Gmail, Powerpoint, Canva, Kahoot, Google, Google Drive, Google Meet, Google Forms, Word e Instagram. Concluiu-se que os professores de EF não receberam o suporte necessário das instituições empregadoras para atuar no formato do ERE.

Biografie autore

Daniele da Silva Nascimento, Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza, CE

Professora de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza; Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE. Graduada em Educação Física – UECE. Especialista em Educação Física Escolar – UECE. Mestre em Educação – UECE. 

Bruna Oliveira Alves, Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza, CE

Professora de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza; Participante do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar - GEPEFE. 

George Marques Fernandes, Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza, CE

Professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza. Participante do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar - GEPEFE; Participante do Grupo de Estudos em Tecnologia da Informação, Saúde e Educação - TISE. 

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Pubblicato

2025-12-08

Come citare

NASCIMENTO, D. da S.; ALVES, B. O.; FERNANDES, G. M. Tecnologias digitais nas aulas de educação física escolar na pandemia. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–21, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16753. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16753. Acesso em: 15 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos