A Reforma do Novo Ensino Médio:

A Experiência da Implantação no Ceará

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16739

Parole chiave:

Ensino Médio; Reforma educacional; Ensino em Tempo Integral.

Abstract

O artigo analisa a implementação do Novo Ensino Médio e sua experiência no estado do Ceará, com base em dados referentes ao período de 2016 a 2024. A discussão parte da legislação que fundamenta a reforma dessa etapa da educação básica, notadamente a Lei nº 13.415/2017 e a Lei nº 14.415/2024, que promovem alterações na carga horária e na organização curricular das redes de ensino. Essas normas estabelecem que o currículo do Ensino Médio seja composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos articulados às áreas do conhecimento e à proposta de integração entre a formação geral e o ensino profissional e tecnológico. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com levantamento documental e análise de dados que contextualizam o Ensino Médio no cenário nacional e as políticas implementadas no estado do Ceará, especialmente no que se refere à diversificação da oferta e à reconfiguração curricular. O estudo tem como objetivo refletir sobre a política pública de reforma do Ensino Médio na rede estadual cearense, destacando que os investimentos em infraestrutura, a formação docente e as políticas de inclusão social configuram-se como variáveis essenciais para a consolidação de uma educação de qualidade.

Biografie autore

Joizia Lima Cavalcante Rego, Secretaria da Educação do Ceará

Mestre em Avaliação de Politicas Publicas pela UFC. Graduada em PEDAGOGIA pela  UERN(1993). Pós graduação em Educação, Ciência e Humanização da ética ambiental - UECE e Pós-Graduação em Gestão Escolar(UDESC/UECE). Participa de Grupo de Pesquisa Observatório do Novo Ensino Médio, Lei n 13.415/2017: Mudanças e Repercussões na organização Curricular das Escolas do estado do Ceara - UFC/IFCE, 2023.

Hermeson Claudio Mendonça Menezes, Universidade Federal do Ceará

Graduado em História pela UFC (2003). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE/FACED/UFC (2019), Doutor em Educação pelo PPGE/FACED/UFC, desenvolve pesquisas na área de Políticas Educacionais com ênfase nas Políticas de Accountability, Gestão Democrática da Educação Pública e Reestruturação do Estado.

Karlane Holanda Araújo , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação Brasileira. Mestra em Educação Brasileira. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio. Especialista em Educação Especial. Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

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Pubblicato

2025-12-08

Come citare

REGO, J. L. C.; MENEZES, H. C. M.; ARAÚJO , K. H. A Reforma do Novo Ensino Médio: : A Experiência da Implantação no Ceará. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16739. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16739. Acesso em: 15 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos