Projeto sobre alimentação saudável com crianças bem pequenas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14422

Parole chiave:

Very young children; integral development; Pedagogical practices.

Abstract

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem possibilitar as crianças o desenvolvimento integral (afetivo, cognitivo, físico e social), a partir dos eixos norteadores: interações e brincadeiras. O objetivo deste artigo é: analisar as aprendizagens propiciadas às crianças de 2 a 3 anos a partir de um projeto sobre alimentação saudável. Para a coleta e análise de dados utilizou-se da pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados foram as anotações do diário da professora, fotos e as gravações em vídeos realizadas em alguns encontros durante o desenvolvimento do projeto. Como resultado e considerações, percebe-se que foram propiciadas as crianças os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, visto que a partir do projeto sobre alimentação saudável, elas puderam: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer, além de envolver a família durante as ações.

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Biografie autore

Cibelli Batista Belo , Secretaria Municipal de Educação de Irati

Doutora em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR), Professora da Rede Municipal de Irati/PR. 

João Carlos Pereira de Moraes , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (PR). 

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Pubblicato

2025-03-24

Come citare

BATISTA BELO , C.; PEREIRA DE MORAES , J. C. Projeto sobre alimentação saudável com crianças bem pequenas. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14422. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14422. Acesso em: 7 apr. 2025.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo