A consolidação das avaliações em larga escala no cenário educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.11188Parole chiave:
Políticas Educacionais, Avaliação em larga escala, Sistema CapitalistaAbstract
Pensando a relação do Brasil com órgãos internacionais e a implicação dessa relação nas políticas educacionais, objetivamos compreender como as avaliações em larga escala influenciam a educação brasileira. No que tange ao arcabouço teórico-metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo (MINAYO, 2016; GATTI, 2006), tendo como técnica de coleta a investigação bibliográfica (BARROS, 2011). Utilizaremos a literatura de autores como Afonso (2009), Lima & Gandin (2019) e Pereira (2017). A partir da análise, observamos que as políticas educacionais voltadas às avaliações não são neutras, estando carregadas de ideologias que atendem aos anseios do sistema capitalista. Os órgãos internacionais financiam tais ações no Brasil e no mundo com um viés liberal, onde o intuito é capacitar mão de obra para o trabalho assalariado.
Metriche
Riferimenti bibliografici
AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista lusófona de Educação, v. 1, n. 13, p. 13-29, 2009. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/545. Acesso em: 27 jul. 2023.
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BARROS, José D’Assunção. O Projeto de Pesquisa em História. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRITO, Lúcia Helena de; LIMA, Lydyane Maria Pinheiro de; SILVA, Sirneto Vicente da. Formação de professores e prática docente: uma reflexão à luz do pensamento crítico marxista. Revista Dialectus, v. 1, n. 10, p. 150-168, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/19925. Acesso em: 27 jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GATTI, Bernardete. A pesquisa em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo educacional, Paraná, v. 6, n. 9, p. 25-35, set/out, 2006
LIMA, Iana Gomes De; GANDIN, Luis Armando. O contexto da consolidação das avaliações em larga escala no cenário brasileiro. Educ. Soc, v. 40, n. 1, p. 1-27, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/JQb6tbtLbWqdth8kTswxmJh/. Acesso em: 27 jul. 2023.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
MOCHCOVITCH, Luna Galano. Gramsci e a Escola. 3. ed. Série Princípios. São Paulo: Editora Ática, 1992.
PEREIRA, Otaviano. O que é teoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.
PEREIRA, Rodrigo da Silva. A política de competências e habilidades: relações educacionais entre Brasil e OCDE. In: XXXVIII Reunião Nacional da ANPEd. UFMA – São Luís/MA.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 18ed. São Paulo: Cortez, 2001.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.