A consolidação das avaliações em larga escala no cenário educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.11188Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Avaliação em larga escala, Sistema CapitalistaResumo
Pensando a relação do Brasil com órgãos internacionais e a implicação dessa relação nas políticas educacionais, objetivamos compreender como as avaliações em larga escala influenciam a educação brasileira. No que tange ao arcabouço teórico-metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo (MINAYO, 2016; GATTI, 2006), tendo como técnica de coleta a investigação bibliográfica (BARROS, 2011). Utilizaremos a literatura de autores como Afonso (2009), Lima & Gandin (2019) e Pereira (2017). A partir da análise, observamos que as políticas educacionais voltadas às avaliações não são neutras, estando carregadas de ideologias que atendem aos anseios do sistema capitalista. Os órgãos internacionais financiam tais ações no Brasil e no mundo com um viés liberal, onde o intuito é capacitar mão de obra para o trabalho assalariado.
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