A consolidação das avaliações em larga escala no cenário educacional brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.11188

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Avaliação em larga escala, Sistema Capitalista

Resumen

Pensando en la relación de Brasil con los organismos internacionales y la implicación de esta relación en las políticas educativas, pretendemos comprender cómo las evaluaciones a gran escala influyen en la educación brasileña. En cuanto al marco teórico-metodológico, la investigación es cualitativa (MINAYO, 2016; GATTI, 2006), teniendo como técnica de recolección la investigación bibliográfica (BARROS, 2011). Utilizaremos la literatura de autores como Afonso (2009), Lima & Gandin (2019) y Pereira (2017). A partir del análisis, observamos que las políticas educativas dirigidas a las evaluaciones no son neutrales, estando cargadas de ideologías que atienden a los deseos del sistema capitalista. Organismos internacionales financian esas acciones en Brasil y en el mundo con un sesgo liberal, donde el objetivo es formar mano de obra para el trabajo asalariado.

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Biografía del autor/a

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo formando pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), educando do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE), professor alfabetizador da Rede Municipal de Educação de Fortaleza-CE e compõe a coordenação do Coletivo Mapinduzi vinculado ao Curso de pedagogia da UECE.

Maria Aparecida Alves da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de Pesquisas Práticas Educativas Memórias e Oralidades.

Cícera Mônica Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará; Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC).

Débora Thaís Rodrigues Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará - FAFIDAM. Mestranda em Educação MAIE - UECE. Bolsista FUNCAP.

Citas

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Publicado

2024-06-18

Cómo citar

SOUZA, D. da S.; COSTA, M. A. A. da; SILVA, C. M. R. da; NUNES, D. T. R. A consolidação das avaliações em larga escala no cenário educacional brasileiro . Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.11188. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11188. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Fluxo Contínuo