Letramentos artístico-literários e análise de discurso
formas de ser, formas de ler
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10108Parole chiave:
Letramentos artístico-literários, Análise do discurso, FormaçãoAbstract
O objetivo deste artigo é construir um referencial teórico-metodológico amparado nas contribuições da Análise de Discurso para analisar dados produzidos na pesquisa (auto)biográfica em educação, tendo como foco a busca de perceber letramentos artístico-literários não legitimados pelo discurso hegemônico que autoriza aquilo que é considerado ou não como literatura. Amparando-se na Análise de Discurso, discute-se sua contribuição para a pesquisa (auto)biográfica em educação sobre letramentos, a partir da leitura/análise de uma entrevista realizada com uma artista de Fortaleza-CE. Como resultados, vemos o quanto perceber as marcas interdiscursivas possibilita ampliarmos nossa concepção de letramentos artístico-literários e a força dos movimentos de colonialidade que deslegitimam, em sua própria fala, uma escritora que não é legitimada pelas instituições sociais para isso autorizadas
Metriche
Riferimenti bibliografici
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
AMORIM, Marcel Alvaro de et al. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Zouk, 2007.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CERTEAu, Michel. A invenção do cotidiano 2. Morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.
CHARTIER, Roger. “Escutar os mortos com os olhos”. Revista Estudos Avançados, São Paulo: USP, n. 69, 2010.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011, p.77-106.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
COSSON, Rildo. A prática de letramento literário na sala de aula. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (Org.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercado das Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da grande Dourados, 2011, p.281-298.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DELORY-MOMBERGER. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal, RN: EDUFRN, 2012.
FAIRGLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.
FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Colonialidade e descolonialidade: uma perspectiva eco-relacional. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins, Fortaleza, v.2, p.1-25, 2010. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/artigo-joao22.pdf>. Acesso em: 15 dez.2013).
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
JOVCHELOVICH, Sandra, BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W., GASKELL, George (orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 90-113.
MAGALHÃES, Izabel. Teoria Crítica do discurso e texto. Linguagem em (dis)curso, 4 (Especial) 2004, p. 113-132.
MAGALHÃES, Izabel. Letramentos e identidades no Ensino Especial. In: MAGALHÃES, Isabel (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das letras, 2012, pp. 159-195.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade estadual de Campinas, 1993.
MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MEIRELES, Fernanda. Zines em Fortaleza (1996-2009). In: MUNIZ, Celina Rodrigues (Org). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010, p. 98-120.
MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In. LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005. p. 71-104.
OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Formação-artista e territórios existenciais: biografização, escrita e experiência. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação. Faculdade de Educação/UFC, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20825 (Acesso em 01.02.2023)
OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Pesquisa biográfica em educação e formação artística:biografização e mise en scène de si. IN: DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras; OLIVEIRA, Nadja Rinelle (Orgs). Pesquisa qualitativa: formação e experiências. Cutitiba: CRV, 2016, p. 247-260
OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Relatos ecobio/gráficos de amozades: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.22894-22911, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45923 (Acesso em 01.02.2022).
OLIVEIRA, Rejane Pivetta. Pesquisa literária em foco: tendências, possibilidades e impasses. Nonada Letras em Revista, Editora UniRitter, Porto Alegre, n. 12, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451678003. Acesso em: 26 jan. 2023).
PASSEGGI, Luis. As representações discursivas na pesquisa autobiográfica: uma metodologia de análise semântica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto, PASSEGGI, Maria da Conceição (orgs). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 231-252.
PELBART, Peter Pál. Indivíduo e potência. In: NEUPARTH, Sofia; GREINER, Christine (orgs). Arte agora: pensamentos enraizados na experiência. São Paulo: Annablume, 2011, p. 33-48.
POSSENTI, Sirio. O Discurso não é uma camada. In. POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Edições Criar, 2002, p.15-26.
RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas – SP: Pontes, 2011.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SAFATLE, Vladimir; SILVA JÚNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (Orgs). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: autêntica, 2020.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lambarina Editora, 2007, p. 117-138.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p. 69-92.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagems do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
THOMPSON, Jhon B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.