Letramentos artístico-literários e análise de discurso

formas de ser, formas de ler

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10108

Keywords:

Letramentos artístico-literários, Análise do discurso, Formação

Abstract

The objective of this article is to build a theoretical-methodological framework supported by the contributions of Discourse Analysis to analyze data produced in (auto)biographical research in education, focusing on the search for perceiving artistic-literary literacies not legitimized by the hegemonic discourse that authorizes what what is considered literature or not. Based on Discourse Analysis, its contribution to (auto)biographical research in literacy education is discussed, based on the reading/analysis of an interview with an artist from Fortaleza-CE. As a result, we see how much perceiving the interdiscursive marks makes it possible to expand our conception of artistic-literary literacies and the strength of coloniality movements that delegitimize, in her own speech, a writer who is not legitimized by the social institutions authorized for this purpose.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Université Paris 13 Sorbonne/Nord. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC) e do grupo Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Auto)biográficas (DIAFHNA -UFC). Docente do curso de Pedagogia FACEDI- UECE/Itapipoca.

References

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

AMORIM, Marcel Alvaro de et al. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Zouk, 2007.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CERTEAu, Michel. A invenção do cotidiano 2. Morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

CHARTIER, Roger. “Escutar os mortos com os olhos”. Revista Estudos Avançados, São Paulo: USP, n. 69, 2010.

CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011, p.77-106.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COSSON, Rildo. A prática de letramento literário na sala de aula. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (Org.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercado das Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da grande Dourados, 2011, p.281-298.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGER. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

FAIRGLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Colonialidade e descolonialidade: uma perspectiva eco-relacional. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins, Fortaleza, v.2, p.1-25, 2010. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/artigo-joao22.pdf>. Acesso em: 15 dez.2013).

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

JOVCHELOVICH, Sandra, BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W., GASKELL, George (orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 90-113.

MAGALHÃES, Izabel. Teoria Crítica do discurso e texto. Linguagem em (dis)curso, 4 (Especial) 2004, p. 113-132.

MAGALHÃES, Izabel. Letramentos e identidades no Ensino Especial. In: MAGALHÃES, Isabel (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das letras, 2012, pp. 159-195.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade estadual de Campinas, 1993.

MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MEIRELES, Fernanda. Zines em Fortaleza (1996-2009). In: MUNIZ, Celina Rodrigues (Org). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010, p. 98-120.

MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In. LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005. p. 71-104.

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Formação-artista e territórios existenciais: biografização, escrita e experiência. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação. Faculdade de Educação/UFC, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20825 (Acesso em 01.02.2023)

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Pesquisa biográfica em educação e formação artística:biografização e mise en scène de si. IN: DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras; OLIVEIRA, Nadja Rinelle (Orgs). Pesquisa qualitativa: formação e experiências. Cutitiba: CRV, 2016, p. 247-260

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Relatos ecobio/gráficos de amozades: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.22894-22911, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45923 (Acesso em 01.02.2022).

OLIVEIRA, Rejane Pivetta. Pesquisa literária em foco: tendências, possibilidades e impasses. Nonada Letras em Revista, Editora UniRitter, Porto Alegre, n. 12, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451678003. Acesso em: 26 jan. 2023).

PASSEGGI, Luis. As representações discursivas na pesquisa autobiográfica: uma metodologia de análise semântica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto, PASSEGGI, Maria da Conceição (orgs). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 231-252.

PELBART, Peter Pál. Indivíduo e potência. In: NEUPARTH, Sofia; GREINER, Christine (orgs). Arte agora: pensamentos enraizados na experiência. São Paulo: Annablume, 2011, p. 33-48.

POSSENTI, Sirio. O Discurso não é uma camada. In. POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Edições Criar, 2002, p.15-26.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas – SP: Pontes, 2011.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JÚNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (Orgs). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: autêntica, 2020.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lambarina Editora, 2007, p. 117-138.

STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p. 69-92.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagems do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

THOMPSON, Jhon B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Published

2023-02-05

How to Cite

OLINDA, S. R. de. Letramentos artístico-literários e análise de discurso: formas de ser, formas de ler. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10108. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10108. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Fluxo Contínuo

Most read articles by the same author(s)