Adaptação da criança na educação infantil

estratégias docentes em uma escola municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10017

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estratégias Docentes, Acolhimento, Adaptação

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como se dá o processo de adaptação da criança na educação infantil. Para isso, o estudo abordou o processo de adaptação de crianças na educação infantil em uma escola da rede municipal de Itapipoca localizadas no distrito Deserto. Como referencial teóricos, embasamo-nos em autores como Andrade (2016) e Guarnieri; Mazon (2017). Como instrumentos de coleta, utilizamos questionário constituído por 6 questões para as famílias, e entrevista com as professoras, cujos áudios foram transcritos, além de observação documentada em diário de campo. Como conclusão, percebe-se que a adaptação geralmente é algo extremamente doloroso para todos os lados envolvidos, e que cada criança se porta de modo singular, fazendo-se imprescindível uma parceria real entre famílias e todos os sujeitos escolares na acolhida de crianças.

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Biografia do Autor

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca, FACEDI, da Universidade Estadual do Ceará, UECE. Pesquisa sobre experiências formativas de escritores e biografização de seus percursos, novos circuitos literários e materialidades do texto literário, letramentos artístico-literários, ensino de literatura e prática docente. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD-UFC), ao Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Leitura e Escrita na Sala de Aula (GELES-UFC). Coordena o grupo de estudos e pesquisas bell hooks, Pedagogia Engajada e Formação Docente.

Maria Joseane Soares Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE.

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

OLINDA, S. R. de; RODRIGUES, M. J. S. Adaptação da criança na educação infantil: estratégias docentes em uma escola municipal. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10017. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo