Adaptação da criança na educação infantil
estratégias docentes em uma escola municipal
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10017Parole chiave:
Educação Infantil, Estratégias Docentes, Acolhimento, AdaptaçãoAbstract
O objetivo desse artigo é analisar como se dá o processo de adaptação da criança na educação infantil. Para isso, o estudo abordou o processo de adaptação de crianças na educação infantil em uma escola da rede municipal de Itapipoca localizadas no distrito Deserto. Como referencial teóricos, embasamo-nos em autores como Andrade (2016) e Guarnieri; Mazon (2017). Como instrumentos de coleta, utilizamos questionário constituído por 6 questões para as famílias, e entrevista com as professoras, cujos áudios foram transcritos, além de observação documentada em diário de campo. Como conclusão, percebe-se que a adaptação geralmente é algo extremamente doloroso para todos os lados envolvidos, e que cada criança se porta de modo singular, fazendo-se imprescindível uma parceria real entre famílias e todos os sujeitos escolares na acolhida de crianças.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Maria Ináuria Ferreira de. O processo de adaptação e a importância do acolhimento na educação infantil. UNRGN, Natal-RN, 2016.
BASTOS, Núbia Maria Garcia. Introdução à metodologia do trabalho acadêmico. 4.ed. Fortaleza: Nacional, 2006.
BORGES, M. F.S. T.; SOUZA, R. C. (Org.) A práxis na formação de educadores de Educação Infantil. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília. 2010.
FARIA, Ana Lúcia G. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia infantil. In: FARIA, Ana Lúcia G. e PALHARES, Mariana (orgs). Educação infantil pós - LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores associados, 4ª edição, 2003, p.67-100.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Centro de educação a distância. Universidade de Brasília, 2007.
FREYTAG, Fabiane Fátima. Adaptação na educação infantil uma questão de acolhimento. URNERGS, Santa Rosa. 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUARNIERI, G.L; MAZON, M. A adaptação e o acolhimento da criança na educação infantil: o papel da comunidade escolar. Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, 2017.
LADWING, Vânia Kunzler; GOI, Rosalina Elizete Pires, SOUZA, Jânia Loines Gonçalves de. Adaptação e acolhimento na Educação Infantil. 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARANHÂO, Damaris Gomes; SARTI, Cynthia Andersen. Creche e família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, p. 171-194, jan./abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100008. Acesso em: 20, nov., 2022.
OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Relatos ecobio/gráficos de amozades: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.22894-22911, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45923. Acesso em 01.02.2022.
OLIVEIRA, Z.R. Educação infantil fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
RAIMUNDO. Sabrina Borges. Os desafios metodológicos da adaptação na educação infantil: os primeiros dias de aula. Centro universitário do Sul de Minas- UNIS/MG. Varginha. 2017.
RAMOS, M, M Carolina, Anna. A evolução histórica da educação infantil e suas políticas atuais. 2006.
RAPOPORT, Andrea. A importância do período de adaptação. In: ______ et.al (Org). O dia a dia na educação infantil. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 49-84.
SILVA, Maria Dalva Dutra; ALVES, Vanusa Sales Lima; BONFIM, Rosa Jussara: O processo de adaptação e a importância do acolhimento na Educação Infantil: Um artigo original. Anais do 3° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. 2020; 1656-1670.
SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. Unidade 2, 2009.
SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L.R; PRANDINI, C.A.R. Perspectivas para análises de entrevistas. Psic. Da Educ. São Paulo, 13, 2º sem. 2001, p. 151-169. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32842. Acesso em: 20, nov., 2022.
STRENZEL, Giandréa Reuss. Tempo de chegada na creche: conhecendo-se e fazendo-seconhecer. In: Revista Zero a Seis. Seção Cotidiano na Educação Infantil. n. 6, agosto/dezembro 2002. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/15584. Acesso em: 10, ago., 2019.
YUSTE, E.M.L. Adaptação de crianças à creche: uma comparação entre diferentes estratégias. UNICEUB. Faculdade de ciências da saúde- FACS. Brasília, dezembro 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.