Adaptação da criança na educação infantil

estratégias docentes em uma escola municipal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10017

Palabras clave:

Educação Infantil, Estratégias Docentes, Acolhimento, Adaptação

Resumen

El propósito de este artículo es analizar cómo se produce el proceso de adaptación del niño en la educación infantil. Para eso, el estudio abordó el proceso de adaptación de los niños en la educación inicial en una escuela de la red municipal de Itapipoca ubicada en el distrito de Deserto. Como marco teórico nos basamos en autores como Andrade (2016) y Guarnieri; Amazonas (2017). Como instrumentos de recolección se utilizó un cuestionario compuesto por 6 preguntas para las familias, y entrevistas a los docentes, cuyos audios fueron transcriptos, además de la observación documentada en un diario de campo. En conclusión, está claro que la adaptación suele ser algo extremadamente doloroso para todas las partes involucradas, y que cada niño se comporta de manera única, por lo que es imprescindible una verdadera colaboración entre las familias y todos los sujetos escolares en la acogida de los niños.

Palabras-clave: Educación infantil. Estrategías de enseñanza. Recepción. Adaptación.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca, FACEDI, da Universidade Estadual do Ceará, UECE. Pesquisa sobre experiências formativas de escritores e biografização de seus percursos, novos circuitos literários e materialidades do texto literário, letramentos artístico-literários, ensino de literatura e prática docente. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD-UFC), ao Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Leitura e Escrita na Sala de Aula (GELES-UFC). Coordena o grupo de estudos e pesquisas bell hooks, Pedagogia Engajada e Formação Docente.

Maria Joseane Soares Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE.

Citas

ANDRADE, Maria Ináuria Ferreira de. O processo de adaptação e a importância do acolhimento na educação infantil. UNRGN, Natal-RN, 2016.

BASTOS, Núbia Maria Garcia. Introdução à metodologia do trabalho acadêmico. 4.ed. Fortaleza: Nacional, 2006.

BORGES, M. F.S. T.; SOUZA, R. C. (Org.) A práxis na formação de educadores de Educação Infantil. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília. 2010.

FARIA, Ana Lúcia G. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia infantil. In: FARIA, Ana Lúcia G. e PALHARES, Mariana (orgs). Educação infantil pós - LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores associados, 4ª edição, 2003, p.67-100.

FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Centro de educação a distância. Universidade de Brasília, 2007.

FREYTAG, Fabiane Fátima. Adaptação na educação infantil uma questão de acolhimento. URNERGS, Santa Rosa. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUARNIERI, G.L; MAZON, M. A adaptação e o acolhimento da criança na educação infantil: o papel da comunidade escolar. Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, 2017.

LADWING, Vânia Kunzler; GOI, Rosalina Elizete Pires, SOUZA, Jânia Loines Gonçalves de. Adaptação e acolhimento na Educação Infantil. 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARANHÂO, Damaris Gomes; SARTI, Cynthia Andersen. Creche e família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, p. 171-194, jan./abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100008. Acesso em: 20, nov., 2022.

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Relatos ecobio/gráficos de amozades: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.22894-22911, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45923. Acesso em 01.02.2022.

OLIVEIRA, Z.R. Educação infantil fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

RAIMUNDO. Sabrina Borges. Os desafios metodológicos da adaptação na educação infantil: os primeiros dias de aula. Centro universitário do Sul de Minas- UNIS/MG. Varginha. 2017.

RAMOS, M, M Carolina, Anna. A evolução histórica da educação infantil e suas políticas atuais. 2006.

RAPOPORT, Andrea. A importância do período de adaptação. In: ______ et.al (Org). O dia a dia na educação infantil. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 49-84.

SILVA, Maria Dalva Dutra; ALVES, Vanusa Sales Lima; BONFIM, Rosa Jussara: O processo de adaptação e a importância do acolhimento na Educação Infantil: Um artigo original. Anais do 3° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. 2020; 1656-1670.

SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. Unidade 2, 2009.

SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L.R; PRANDINI, C.A.R. Perspectivas para análises de entrevistas. Psic. Da Educ. São Paulo, 13, 2º sem. 2001, p. 151-169. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32842. Acesso em: 20, nov., 2022.

STRENZEL, Giandréa Reuss. Tempo de chegada na creche: conhecendo-se e fazendo-seconhecer. In: Revista Zero a Seis. Seção Cotidiano na Educação Infantil. n. 6, agosto/dezembro 2002. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/15584. Acesso em: 10, ago., 2019.

YUSTE, E.M.L. Adaptação de crianças à creche: uma comparação entre diferentes estratégias. UNICEUB. Faculdade de ciências da saúde- FACS. Brasília, dezembro 2017.

Publicado

2023-01-15

Cómo citar

OLINDA, S. R. de; RODRIGUES, M. J. S. Adaptação da criança na educação infantil: estratégias docentes em uma escola municipal. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10017. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fluxo Contínuo