Letramentos artístico-literários e análise de discurso

formas de ser, formas de ler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10108

Palavras-chave:

Letramentos artístico-literários, Análise do discurso, Formação

Resumo

O objetivo deste artigo é construir um referencial teórico-metodológico amparado nas contribuições da Análise de Discurso para analisar dados produzidos na pesquisa (auto)biográfica em educação, tendo como foco a busca de perceber letramentos artístico-literários não legitimados pelo discurso hegemônico que autoriza aquilo que é considerado ou não como literatura. Amparando-se na Análise de Discurso, discute-se sua contribuição para a pesquisa (auto)biográfica em educação sobre letramentos, a partir da leitura/análise de uma entrevista realizada com uma artista de Fortaleza-CE. Como resultados, vemos o quanto perceber as marcas interdiscursivas possibilita ampliarmos nossa concepção de letramentos artístico-literários e a força dos movimentos de colonialidade que deslegitimam, em sua própria fala, uma escritora que não é legitimada pelas instituições sociais para isso autorizadas

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Biografia do Autor

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Université Paris 13 Sorbonne/Nord. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC) e do grupo Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Auto)biográficas (DIAFHNA -UFC). Docente do curso de Pedagogia FACEDI- UECE/Itapipoca.

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

OLINDA, S. R. de. Letramentos artístico-literários e análise de discurso: formas de ser, formas de ler. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10108. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10108. Acesso em: 26 abr. 2024.

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