Letramentos artístico-literários e análise de discurso

formas de ser, formas de ler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10108

Palavras-chave:

Letramentos artístico-literários, Análise do discurso, Formação

Resumo

O objetivo deste artigo é construir um referencial teórico-metodológico amparado nas contribuições da Análise de Discurso para analisar dados produzidos na pesquisa (auto)biográfica em educação, tendo como foco a busca de perceber letramentos artístico-literários não legitimados pelo discurso hegemônico que autoriza aquilo que é considerado ou não como literatura. Amparando-se na Análise de Discurso, discute-se sua contribuição para a pesquisa (auto)biográfica em educação sobre letramentos, a partir da leitura/análise de uma entrevista realizada com uma artista de Fortaleza-CE. Como resultados, vemos o quanto perceber as marcas interdiscursivas possibilita ampliarmos nossa concepção de letramentos artístico-literários e a força dos movimentos de colonialidade que deslegitimam, em sua própria fala, uma escritora que não é legitimada pelas instituições sociais para isso autorizadas

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Université Paris 13 Sorbonne/Nord. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC) e do grupo Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Auto)biográficas (DIAFHNA -UFC). Docente do curso de Pedagogia FACEDI- UECE/Itapipoca.

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

AMORIM, Marcel Alvaro de et al. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Zouk, 2007.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CERTEAu, Michel. A invenção do cotidiano 2. Morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

CHARTIER, Roger. “Escutar os mortos com os olhos”. Revista Estudos Avançados, São Paulo: USP, n. 69, 2010.

CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011, p.77-106.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COSSON, Rildo. A prática de letramento literário na sala de aula. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (Org.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercado das Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da grande Dourados, 2011, p.281-298.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGER. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

FAIRGLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Colonialidade e descolonialidade: uma perspectiva eco-relacional. Entrelugares: revista de sociopoética e abordagens afins, Fortaleza, v.2, p.1-25, 2010. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/artigo-joao22.pdf>. Acesso em: 15 dez.2013).

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

JOVCHELOVICH, Sandra, BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W., GASKELL, George (orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 90-113.

MAGALHÃES, Izabel. Teoria Crítica do discurso e texto. Linguagem em (dis)curso, 4 (Especial) 2004, p. 113-132.

MAGALHÃES, Izabel. Letramentos e identidades no Ensino Especial. In: MAGALHÃES, Isabel (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das letras, 2012, pp. 159-195.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade estadual de Campinas, 1993.

MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MEIRELES, Fernanda. Zines em Fortaleza (1996-2009). In: MUNIZ, Celina Rodrigues (Org). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010, p. 98-120.

MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In. LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005. p. 71-104.

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Formação-artista e territórios existenciais: biografização, escrita e experiência. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação. Faculdade de Educação/UFC, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20825 (Acesso em 01.02.2023)

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Pesquisa biográfica em educação e formação artística:biografização e mise en scène de si. IN: DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras; OLIVEIRA, Nadja Rinelle (Orgs). Pesquisa qualitativa: formação e experiências. Cutitiba: CRV, 2016, p. 247-260

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Relatos ecobio/gráficos de amozades: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.22894-22911, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45923 (Acesso em 01.02.2022).

OLIVEIRA, Rejane Pivetta. Pesquisa literária em foco: tendências, possibilidades e impasses. Nonada Letras em Revista, Editora UniRitter, Porto Alegre, n. 12, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451678003. Acesso em: 26 jan. 2023).

PASSEGGI, Luis. As representações discursivas na pesquisa autobiográfica: uma metodologia de análise semântica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto, PASSEGGI, Maria da Conceição (orgs). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 231-252.

PELBART, Peter Pál. Indivíduo e potência. In: NEUPARTH, Sofia; GREINER, Christine (orgs). Arte agora: pensamentos enraizados na experiência. São Paulo: Annablume, 2011, p. 33-48.

POSSENTI, Sirio. O Discurso não é uma camada. In. POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Edições Criar, 2002, p.15-26.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas – SP: Pontes, 2011.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JÚNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (Orgs). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: autêntica, 2020.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lambarina Editora, 2007, p. 117-138.

STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p. 69-92.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagems do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

THOMPSON, Jhon B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

OLINDA, S. R. de. Letramentos artístico-literários e análise de discurso: formas de ser, formas de ler. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10108. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10108. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)