Adaptação da criança na educação infantil

estratégias docentes em uma escola municipal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10017

Keywords:

Educação Infantil, Estratégias Docentes, Acolhimento, Adaptação

Abstract

This paper aims to analyze how is the process of adaptation of children into childhood education. For this, the study approached the process of adaptation of children into childhood education in a municipal school of Itapipoca, located in the Deserto district. For theoretical reference, we based the study on authors such as Andrade (2016) and Guarnieri; Mazon (2017). For data collection, we used a survey form with 6 questions for the families, along interviews with the teachers, which were transcribed, as well as observation documented in a field diary. In conclusion, we can see that adaptation is usually something extremely painful for all people involved, and that each child behaves in a singular manner, making it crucial to develop a real partnership between families and the educational community in welcoming the children.

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Author Biographies

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca, FACEDI, da Universidade Estadual do Ceará, UECE. Pesquisa sobre experiências formativas de escritores e biografização de seus percursos, novos circuitos literários e materialidades do texto literário, letramentos artístico-literários, ensino de literatura e prática docente. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD-UFC), ao Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Leitura e Escrita na Sala de Aula (GELES-UFC). Coordena o grupo de estudos e pesquisas bell hooks, Pedagogia Engajada e Formação Docente.

Maria Joseane Soares Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE.

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Published

2023-01-15

How to Cite

OLINDA, S. R. de; RODRIGUES, M. J. S. Adaptação da criança na educação infantil: estratégias docentes em uma escola municipal. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10017. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Fluxo Contínuo