História da educação do campo: histórico de lutas e conquistas
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7504Palabras clave:
História, Luta, EducaçãoResumen
Este trabalho busca trazer reflexões sobre o contexto histórico que formou as comunidades camponesas no Brasil ao longo de sua história, desde o período colonial à atualidade sob um olhar do resgate histórico da educação do campo, discutindo sobre as principais mudanças e ganhos através na luta dos movimentos sociais, tendo à frente o Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra-MST que defendeu uma política de educação para o campo. A partir de uma abordagem qualitativa, realiza-se, para tanto, o estudo bibliográfico e a revisão de literatura. Sua estrutura apresenta inicialmente breve histórico da luta por Educação do Campo. Nos resultados e discussões, destaca-se o embate de ideias e os conflitos travados pelos movimentos sociais para constituição da política de educação de campo e da afirmação dessa proposta como modalidade da educação.
Métricas
Citas
CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde. Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A. 1986.
SANTOS, Clarice Aparecida. Por uma educação do campo. Brasília. Incra. MDA, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.