História da educação do campo: histórico de lutas e conquistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7504

Palabras clave:

História, Luta, Educação

Resumen

Este trabalho busca trazer reflexões sobre o contexto histórico que formou as comunidades camponesas no Brasil ao longo de sua história, desde o período colonial à atualidade sob um olhar do resgate histórico da educação do campo, discutindo sobre as principais mudanças e ganhos  através na luta dos movimentos sociais, tendo à frente o Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra-MST que defendeu uma política de educação para o campo. A partir de uma abordagem qualitativa, realiza-se, para tanto, o estudo bibliográfico e a revisão de literatura. Sua estrutura apresenta inicialmente breve histórico da luta por Educação do Campo. Nos resultados e discussões, destaca-se o embate de ideias e os conflitos travados pelos movimentos sociais para constituição da política de educação de campo e da afirmação dessa proposta como modalidade  da educação.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde. Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A. 1986.

SANTOS, Clarice Aparecida. Por uma educação do campo. Brasília. Incra. MDA, 2008.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

JOICIANE BATISTA FROTA, M.; BARBOSA TEIXEIRA, O. História da educação do campo: histórico de lutas e conquistas. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7504. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7504. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia