História da educação do campo: histórico de lutas e conquistas
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7504Palavras-chave:
História, Luta, EducaçãoResumo
Este trabalho busca trazer reflexões sobre o contexto histórico que formou as comunidades camponesas no Brasil ao longo de sua história, desde o período colonial à atualidade sob um olhar do resgate histórico da educação do campo, discutindo sobre as principais mudanças e ganhos através na luta dos movimentos sociais, tendo à frente o Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra-MST que defendeu uma política de educação para o campo. A partir de uma abordagem qualitativa, realiza-se, para tanto, o estudo bibliográfico e a revisão de literatura. Sua estrutura apresenta inicialmente breve histórico da luta por Educação do Campo. Nos resultados e discussões, destaca-se o embate de ideias e os conflitos travados pelos movimentos sociais para constituição da política de educação de campo e da afirmação dessa proposta como modalidade da educação.
Métricas
Referências
CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde. Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A. 1986.
SANTOS, Clarice Aparecida. Por uma educação do campo. Brasília. Incra. MDA, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.