O marxismo como teoria social crítica, a pesquisa e o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8224Keywords:
Marxismo, Teoria social crítica, Ensino de história, Pesquisa históricaAbstract
Neste artigo, analisamos o marxismo como teoria social crítica e recuperamos experiências nas quais o legado marxista mostrou-se efetivo como ferramenta nos terrenos do ensino e da pesquisa histórica. Nessa perspectiva, ressaltamos que dificilmente os fatos históricos recentes podem prescindir da teoria e dos métodos de abordagens do marxismo. Para a História, a concepção de Marx parece representar uma ferramenta de ampla utilidade, não apenas no que toca à especificidade do ensino, mas, também, no que concerne ao seu reconhecimento como fator relevante junto à comunidade de pesquisadores
Metrics
References
BLOCH. Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BURKE, Peter. História e teoria social. Tradução Klaus Brandini Gerhardt, Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 611-613.
MARX, Karl. Marx a P. V. Annenkov. In: MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Cartas sobre o capital. Tradução de Leila Escorsim. São Paulo: Expressão Popular, 2020a, p.52-64.
MARX, Karl. Marx a Ludwig Kugelmann. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cartas sobre o capital. Tradução de Leila Escorsim. São Paulo: Expressão Popular, 2020b, p. 192.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 3. ed. São Paulo: Sundermann, 2017.
THOMPSON, Edward Palmer. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Organização de Antônio Luigi Negro e Sérgio Silva. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 GPOSSHE notebooks
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.