A Esfinge Comunal: um diálogo histórico com a comuna de Paris

Autores

  • Fábio José Cavalcanti de Queiroz Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6363

Resumo

Propõe-se, neste artigo, examinar o fenômeno da Comuna de Paris que, 150 anos depois de sua eclosão no tablado da história, volta a ser objeto de estudo. Busca-se, assim, analisar o seu significado específico como episódio histórico e a sua contribuição para o movimento operário internacional e, sempre em estreito diálogo com a produção historiográfica marxista e as exigências e particularidades da época contemporânea, constatar os possíveis nexos entre passado e presente no âmbito das tradições socialistas.

Biografia do Autor

Fábio José Cavalcanti de Queiroz, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor do Departamento de História da Universidade do Cariri (URCA), Graduado em História (URCA), Mestre e Doutor em Sociologia (UFC), com Pós-Doutorado em Educação (UFC).

Referências

BARSOTTI, P.; LERNER, F; ORSO, J. P. (Orgs.). A Comuna de Paris de 1871 – história e atualidade. São Paulo: Ícone Editora, 2002.

BOITO JR., Armando (Org.). A Comuna na História. São Paulo: Xamã-Cemarx/IFCH, 2001.

CHAUVEL, Louis. Classes e gerações: a insuficiência das hipóteses da teoria do fim das classes. Crítica Marxista, São Paulo: Boitempo, n. 15, 2002.

COGGIOLA, Osvaldo (org.). Escritos sobre a Comuna de Paris – introdução, São Paulo: Xamã, 2002.

ENGELS, F. Introdução. In: MARX, K.; ENGELS, F. A guerra civil na França. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

FERLINI, Vera Lúcia Amaral. História e revolução. Atualidade de uma relação. In: COGGIOLA, Osvaldo. História e revolução. São Paulo: Xamã/FFLCH, 1998.

GONZÁLES, Horácio. A Comuna de Paris: os assaltantes do céu. São Paulo: Brasiliense, 1999.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LENIN, V. U. O imperialismo – fase superior do capitalismo. São Paulo: Centauro, 2002.

LIGASSARAY, Proper Olivier. História da Comuna de 1871. São Paulo: Ensaio, 1991.

MARX, Karl. A guerra civil na França. In: MARX, Karl. A revolução antes da revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. 0 18 brumário e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1997.

MATOS, Marcelo Badaró. A Comuna de Paris no Brasil. Revista Outubro, n. 06, São Paulo: Instituto de Estudos Socialistas, 2002.

QUEIROZ, Fábio José de. Sete questões sobre a restauração capitalista no Leste Europeu. In: SILVA, Michel Goulart. Revolução russa: passado e presente. São Paulo: Todas as Musas, 2017.

SENA JUNIOR, Carlos Zacarias. A Comuna de Paris e a questão da transição: o primeiro ensaio da revolução permanente. In: PINHEIRO, Milton (Org.). 140 anos da Comuna de Paris. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

TROTSKI, Leon. A Comuna de Paris, Brasília: Edições Centelha Cultural, São Paulo: Iskra, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Queiroz, F. J. C. de. (2021). A Esfinge Comunal: um diálogo histórico com a comuna de Paris. Cadernos Do GPOSSHE On-Line, 4(Unico). https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6363

Edição

Seção

Demanda Contínua