60 anos depois
os(as) historiadores(as) e o golpe de 1964
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.13386Palavras-chave:
Golpe de 1964, Revisionismo, Crítica historiográfica, Ditadura Militar, História PolíticaResumo
O debate proposto neste artigo tem como fio condutor o golpe de Estado de 1964, no Brasil, e, mais especificamente, as controvérsias à sua volta, tendo em conta os 60 anos que nos separam desse acontecimento, no qual os militares, o empresariado e os seus partidários substituíram a democracia política por uma autocracia. Toda discussão repousa em uma reflexão historiográfica na qual um dos anéis da cadeia é a crítica ao revisionismo que se apoderou dos debates e das interpretações acerca desse período. Em suma, trata-se não só de um estudo das responsabilidades dos militares e da burguesia nos fatos históricos de seis décadas atrás, mas de uma crítica teórica e historiográfica aos esbulhos revisionistas.
Métricas
Referências
BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: MORAES, Marieta de; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. Tradução de Luiz Alberto Monjardim et.al. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.
DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado – ação política, poder e golpe de classe. Tradução de Ayeska Branca de Oliveira Farias. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1981.
DROSDOFF, Daniel. Linha dura no Brasil – o governo Médici (1969-1974). Tradução de Norberto de Paula. São Paulo: Global, 1986.
FIGUEIREDO, Argelina C. Democracia e reformas: a conciliação frustrada. In: Caio Navarro de Toledo (org.). 1964: visões críticas do golpe. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
KAKUTANI, Michico. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump. Tradução de André Czarnobai e Marcela Duarte. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
MENDES, Fernanda Coelho. A "fiadora do governo”: as crônicas de Rachel de Queiroz na revista O cruzeiro (1960-1975), Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), Rio de Janeiro: 2017.
QUEIROZ, Fábio José de. 1964: o dezoito de brumário da burguesia brasileira, São Paulo: Sundermann, 2015.
TOLEDO, Caio Navarro de (org.). 1964: visões críticas do golpe. Campinas, SP: Edições da Unicamp, 1997.
TOLEDO, Caio Navarro de. Falácias sobre o golpe de Estado de 1964, Crítica marxista n.19, Campinas: Editora Revan, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.