Materiais didáticos manipuláveis:
potencializando a aprendizagem e transformando a matemática
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16738Parole chiave:
Matemática; Aprendizagem significativa; Materiais didáticos.Abstract
Este artigo discute a importância do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos por meio do uso de materiais didáticos manipuláveis. Destarte, este estudo objetiva analisar e refletir sobre as potencialidades do uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino da Matemática, diagnosticando o impacto de sua utilização e sua relevância para tornar o ensino da disciplina mais significativo, contextualizado e envolvente.Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma análise bibliográfica na qual alguns autores foram consultados, a exemplo de Lorenzato (2008; 2009), Passos (2009), Rêgo e Rêgo (2009), Sarmento (2010) e Barreto (2014), dentre outros. O estudo evidencia que o uso intencional desses materiais facilita a compreensão de conceitos abstratos, desperta o interesse dos alunos e promove uma aprendizagem concreta e contextualizada. Além disso, esses recursos incentivam o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico, fortalecendo a relação dos alunos com a Matemática.
Riferimenti bibliografici
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
ALVES, Luana Leal. A importância da matemática nos anos iniciais. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE. 23. 2016. Curitiba.23. Anais... Paraná. 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARRETO, Cristiane Santos. Laboratório de ensino de matemática, conhecendo avaliando e construindo. 2014. 112f. Dissertação (Mestrado em Matemática) Departamento de Ciências Exatas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em 03 abr. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, Glaúcia da Conceição; SOUSA, Glauber Santana de. Aprendizagem significativa. In: ____, Didática Especial para o Ensino de Ciências e Biologia II. São Cristóvão/SE: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2011, p. 48-57.
LORENZATO, Sergio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. Ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 2. Ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/ 12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática; In: LORENZATO, Sérgio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
RÊGO, Rogéria G; RÊGO, Rômulo M. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SARMENTO, Alan Kardec Carvalho. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI. 6. 2010.Teresina. Anais... Teresina: UFPI 2010, p. 1-12.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Taccuini GPOSSHE

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.















