Educação e empreendedorismo

mudanças de paradigma com uso das TIC na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9204

Palavras-chave:

Educação; gestão; pandemia; TIC.

Resumo

A presente pesquisa traz um estudo de caso sobre o cenário do ensino privado em meio a pandemia, buscando entender as transformações ocorridas no período com base na visão empreendedora e gestão das escolas, tendo como base a adoção de TIC para superar as adversidades que este período impôs a educação brasileira e mundial, fazendo uma análise de uma escola de ensino básico, fundamental e médio do interior do Estado de Goiás, para compreender na prática as visões sobre o tema. Utilizou-se como base os métodos qualitativo e bibliográfico, por meio da análise do entendimento das doutrinas relacionadas a educação e a entrevista realizada com personagens da área, trazendo consigo a perspectiva destes novos tempos na educação privada brasileira.

Métricas

Visualizaciones del PDF
116
Oct 19 '22Oct 22 '22Oct 25 '22Oct 28 '22Oct 31 '22Nov 01 '22Nov 04 '22Nov 07 '22Nov 10 '22Nov 13 '22Nov 16 '223.0
| |

Biografia do Autor

Mathaus Natan Moura Duarte, Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI-México

Bacharel em Direito (UNIMB), especialista em Docência do Ensino Superior, Direito Público, Direito Constitucional e Administrativo (UNIMB). Mestrando em Educação (UNINI/MEX).

Marilene Rosa da Silva, Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI-México

Graduada em Pedagogia (URCA), especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional (UNIP), Docência em escola de tempo integral e integrada, metodologia no ensino de tempo integral e integrada (UFG), Pós no ensino de História (Faculdade Metropolitana), Mestranda em Educação (UNINI/MEX).

Referências

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ: Vozes (versão atualizada), 2013.

LÓPEZ MARTÍN, R. Hacia una innovación docente de calidad en la educación superior. Claves para Ia reflexión. Foro Educacional, 28, 11-28, (2017). Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servletlarticulo?codigo=6429501

PESTANA, T., & PACHECO, J. A. Currículo, tecnologias e inovação: para unia discussão da aprendizagem em contextos educacionais. Revista linhas, 14(27), 45-58, (2013).

VÁZQUEZ, M. 1. La autogestión de procesos de cambio en centros educativos. Educacián, 22(42), 117-134. (2013). Recuperado de: http://revistas.pucp.edu.pe/index.phpfeducacion/article/%2Oview/5294/5291

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

DUARTE, M. N. M. .; SILVA, M. R. da . Educação e empreendedorismo: mudanças de paradigma com uso das TIC na pandemia. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9204. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9204. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos