História da educação do campo: histórico de lutas e conquistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7504

Palavras-chave:

História, Luta, Educação

Resumo

Este trabalho busca trazer reflexões sobre o contexto histórico que formou as comunidades camponesas no Brasil ao longo de sua história, desde o período colonial à atualidade sob um olhar do resgate histórico da educação do campo, discutindo sobre as principais mudanças e ganhos  através na luta dos movimentos sociais, tendo à frente o Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra-MST que defendeu uma política de educação para o campo. A partir de uma abordagem qualitativa, realiza-se, para tanto, o estudo bibliográfico e a revisão de literatura. Sua estrutura apresenta inicialmente breve histórico da luta por Educação do Campo. Nos resultados e discussões, destaca-se o embate de ideias e os conflitos travados pelos movimentos sociais para constituição da política de educação de campo e da afirmação dessa proposta como modalidade  da educação.

Métricas

Visualizações em PDF
186
Dec 28 '21Dec 31 '21Jan 01 '22Jan 04 '22Jan 07 '22Jan 10 '22Jan 13 '22Jan 16 '22Jan 19 '22Jan 22 '22Jan 25 '222.0
| |

Referências

CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde. Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A. 1986.

SANTOS, Clarice Aparecida. Por uma educação do campo. Brasília. Incra. MDA, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

JOICIANE BATISTA FROTA, M.; BARBOSA TEIXEIRA, O. História da educação do campo: histórico de lutas e conquistas. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7504. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7504. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia