A saúde mental em livros didáticos de Inglês:

uma leitura discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9206

Palavras-chave:

Saúde Mental, Discurso, Livro Didático, Inglês

Resumo

O artigo analisa discursos sobre a saúde mental presentes em livros didáticos de Inglês do Novo Ensino Médio, com vistas a identificar o funcionamento de estratégias biopolíticas que visam a alertar o jovem estudante acerca da importância da atenção à saúde mental na conjuntura atual do neoliberalismo. O arsenal teórico que norteia a investigação repousa nas investigações de Foucault (2007; 2010), de Safatle, Silva Junior e Dunker (2021) e de Dardot e Laval (2016). Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus foi composto por enunciados extraídos de dois livros didáticos de Inglês aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em 2021. As análises denotam que o aluno, no ensino de inglês, é levado a refletir sobre as causas do sofrimento psíquico a partir de relações de poder pautadas na consecução do bem-estar mental no âmbito estritamente individual.

Métricas

Visualizações em PDF
193
Oct 19 '22Oct 22 '22Oct 25 '22Oct 28 '22Oct 31 '22Nov 01 '22Nov 04 '22Nov 07 '22Nov 10 '22Nov 13 '22Nov 16 '226.0
| |

Biografia do Autor

Emanuele Vitória de Oliveira Leite , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA

Doutor em Linguística, Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Referências

ASSIS, Sheila Soares de; SCHALL, Virgínia Torres; PIMENTA, Denise Nacif. Representações visuais da dengue em livros didáticos e outros materiais impressos, RECIIS. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARDOSO, Sheila; OLIVEIRA, Luthiane Miszak Valença; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventude e neoliberalismo: interfaces para pensar o currículo do ensino médio, Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 3, p. 57-73, set./dez. 2021.

CARVALHO, Priscila. Sinais de depressão e ansiedade dobram em jovens na pandemia, Veja, 2022.

CNN BRASIL. Surto de ansiedade coletiva reacende alerta sobre saúde mental de estudantes, 2022.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal Edições, 2007.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

HAN, Byung Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, Denise de Andrade S. Joy! São Paulo: FTD, 2020.

MARTINS, Liziane. Abordagens da saúde em livros didáticos de Biologia: análise crítica e proposta de mudança. 165 f. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2017.

MONTEIRO, Paulo Henrique N.; BIZZO, Nelio. Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros, Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 44, n. 151, p. 132-154, jan./mar. 2014.

NBUNDÉ, Davi Saba. DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para o ensino Médio aprovados pelo PNLD. 2015. 61 f. 2017. TCC (Graduação em Ciências Sociais). Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2017.

RAMOS, Marise N. Ensino médio contemporâneo: coerção revestida de consenso no “Estado de Exceção”, Nova Padeia, Brasília, v. 1, n.1, p. 2-11, jan./jun. 2019.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelson; DUNKER, Christian. (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SANTANA, KUPSKE, Felipe Flores. De língua estrangeira à língua franca e os paradoxos in-between: tensionando o ensino de língua à luz da BNCC, Revista X, Curitiba, v. 15, n. 20, 146-171, 2020.

WEIGEL, Adriana; RESCHKE, Tatiana. English and more. São Paulo: Richmond, 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

LEITE , E. V. de O. .; SILVA, F. V. da . A saúde mental em livros didáticos de Inglês: : uma leitura discursiva. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9206. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9206. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos