Materiais didáticos manipuláveis:

potencializando a aprendizagem e transformando a matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16738

Palavras-chave:

Matemática; Aprendizagem significativa; Materiais didáticos.

Resumo

Este artigo discute a importância do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos por meio do uso de materiais didáticos manipuláveis. Destarte, este estudo objetiva analisar e refletir sobre as potencialidades do uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino da Matemática, diagnosticando o impacto de sua utilização e sua relevância para tornar o ensino da disciplina mais significativo, contextualizado e envolvente.Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma análise bibliográfica na qual alguns autores foram consultados, a exemplo de Lorenzato (2008; 2009), Passos (2009), Rêgo e Rêgo (2009), Sarmento (2010) e Barreto (2014), dentre outros. O estudo evidencia que o uso intencional desses materiais facilita a compreensão de conceitos abstratos, desperta o interesse dos alunos e promove uma aprendizagem concreta e contextualizada. Além disso, esses recursos incentivam o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico, fortalecendo a relação dos alunos com a Matemática.

Biografia do Autor

Michelle Silva Maia , Faculdade do Leste Mineiro

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (FAFIDAM/UECE - 2025). Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Faculdade do Leste Mineiro, instituição pela qual também é especialista em Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multidisciplinares.

Beatriz Maia Silva , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestra em Ensino de Física pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduada em Licenciatura em Física (UECE/FAFIDAM – 2018). Especialista em Novas Tecnologias Educacionais pela FAVENI. Professora da rede estadual do Ceará na escola EEMTI.

João Paulo de Sena Brito, Faculdade do Leste Mineiro

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (FAFIDAM/UECE - 2025). Pós-graduando pela Faculdade do Leste Mineiro em Docência e Gestão e na Educação Básica, Coordenação Pedagógica e Planejamento.

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

MAIA , M. S.; SILVA , B. M.; BRITO, J. P. de S. Materiais didáticos manipuláveis: : potencializando a aprendizagem e transformando a matemática. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–16, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16738. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16738. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos