Amphilóquio Câmara e as estatísticas educacionais potiguares:

o livro Cenários Municipais (1943)

Autores

  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3274-5798
  • Nara Lidiana Silva Dias Carlos Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5359-7208
  • Olívia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11772

Palavras-chave:

História da Educação; Estatísticas educacionais; Intelectuais; Rio Grande do Norte.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo apresentar a relação do potiguar Amphilóquio Câmara com a construção da escrita sobre a educação no Rio Grande do Norte, a partir da análise historiográfica de seu livro Cenários Municipais, publicado em 1943. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: quem foi Amphilóquio Câmara? O que autorizava o intelectual a escrever sobre a educação? o que ele escrevia sobre a educação potiguar? e de que modo as estatísticas estavam presentes em sua escrita? Nosso aporte teórico-metodológico baseia-se nos conceitos apresentados por Sirinelli (1998), Michel de Certeau (1982) e por Besson (1995). Na construção da nossa análise, recorremos também a jornais e revistas do período. A partir do estudo, evidencia-se a participação do intelectual na sociedade potiguar no período, atuando a frente de instituições e ocupando funções políticas e administrativas, especialmente, enquanto Diretor do Departamento de Estatística. É a partir deste lugar que o intelectual escreve seu livro.

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Biografia do Autor

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Membro dos Grupos de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero (UFRN) e Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Sociedade G-TRES (IFRN).

Nara Lidiana Silva Dias Carlos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Olívia Morais de Medeiros Neta , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFRN. Professora-orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

DE MEDEIROS CAMPOS AZEVEDO , L. P.; SILVA DIAS CARLOS , N. L.; MORAIS DE MEDEIROS NETA , O. Amphilóquio Câmara e as estatísticas educacionais potiguares:: o livro Cenários Municipais (1943). Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11772. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11772. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos