A pedagogia dos sentidos no pensamento educacional de Pestalozzi

Autores

  • Rafael Duarte Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-0284-7865
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14407

Palavras-chave:

Fundamentos da Educação; Pedagogia dos Sentidos; Formação de Professores; Pestalozzi.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender os fundamentos que sustentam as ideias de Johann Heinrich Pestalozzi a partir de seus próprios escritos. Se argumentará que para Pestalozzi os sentidos são parte essencial do processo educativo, tanto para a educação moral do homem quanto para a formação da consciência. A obra de Pestalozzi e sua abordagem pedagógica são ainda consideradas relevantes à formação de professores: se desenvolverá, ao longo do texto, os principais fundamentos da educação para Pestalozzi: incluem os princípios da aprendizagem através da experiência; educação para todos; educação integral; aprendizagem baseada na necessidade; educação continuada ou ao longo da vida ou aprendizagem contínua; e aprendizagem baseada na ação.

Métricas

Visualizações em PDF
20
Mar 25 '25Mar 28 '25Mar 31 '25Apr 01 '25Apr 04 '25Apr 07 '25Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '259
|

Biografia do Autor

Rafael Duarte Falcão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e licenciado em Pedagogia por essa Universidade.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharela em História, mestra e doutora em Educação. É professora no Centro de Educação e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FUCHS, E. Networks and the History of Education. Paedagogica Historica, v.43, n. 2, p.185- 197, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701248271.

PESTALOZZI, Johann Heinrich. Como Gertrudes ensina suas crianças. São Paulo: Editora Unesp/SBHE, 2023.

PESTALOZZI, Johann Heinrich. O Neuhof: trabalho, formação, interesse. In: HOUSSAYE, Jean (Org.). Quinze Pedagogos: textos selecionados. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013, p. 33-60.

ROLDÁN VERA, E. El amor en la pedagogía de Pestalozzi. Anuario Mexicano de Historia de la Educación, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 85–94, 2022. DOI: 10.29351/amhe.v3i1.424. Disponível em: https://www.rmhe.somehide.org/index.php/anuario/article/view/424. Acesso em: 16 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

DUARTE FALCÃO, R.; MORAIS DE MEDEIROS NETA, O. A pedagogia dos sentidos no pensamento educacional de Pestalozzi. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14407. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14407. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)