A pedagogia dos sentidos no pensamento educacional de Pestalozzi
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14407Palavras-chave:
Fundamentos da Educação; Pedagogia dos Sentidos; Formação de Professores; Pestalozzi.Resumo
O objetivo deste artigo é compreender os fundamentos que sustentam as ideias de Johann Heinrich Pestalozzi a partir de seus próprios escritos. Se argumentará que para Pestalozzi os sentidos são parte essencial do processo educativo, tanto para a educação moral do homem quanto para a formação da consciência. A obra de Pestalozzi e sua abordagem pedagógica são ainda consideradas relevantes à formação de professores: se desenvolverá, ao longo do texto, os principais fundamentos da educação para Pestalozzi: incluem os princípios da aprendizagem através da experiência; educação para todos; educação integral; aprendizagem baseada na necessidade; educação continuada ou ao longo da vida ou aprendizagem contínua; e aprendizagem baseada na ação.
Métricas
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
FUCHS, E. Networks and the History of Education. Paedagogica Historica, v.43, n. 2, p.185- 197, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701248271.
PESTALOZZI, Johann Heinrich. Como Gertrudes ensina suas crianças. São Paulo: Editora Unesp/SBHE, 2023.
PESTALOZZI, Johann Heinrich. O Neuhof: trabalho, formação, interesse. In: HOUSSAYE, Jean (Org.). Quinze Pedagogos: textos selecionados. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013, p. 33-60.
ROLDÁN VERA, E. El amor en la pedagogía de Pestalozzi. Anuario Mexicano de Historia de la Educación, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 85–94, 2022. DOI: 10.29351/amhe.v3i1.424. Disponível em: https://www.rmhe.somehide.org/index.php/anuario/article/view/424. Acesso em: 16 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos do GPOSSHE On-line

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.