O ofício do historiador na Era Digital: entre os desafios e as potencialidades produzidas pelas tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5597

Palavras-chave:

História, Pesquisa histórica, Fontes históricas, Tecnologias Digitais

Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir como a virada digital traz implicações e possibilidades da aplicação das tecnologias digitais ao ofício do historiador. Se constituem como questões de pesquisa: quais são os desafios produzidos pela utilização das tecnologias digitais no ofício do historiador? Ou ainda, quais são as suas potencialidades? Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico com o uso dos descritores: “ofício do historiador”, “história digital e global” e “desafios do historiador na era digital”. A pesquisa foi realizada somente em Português, foram encontrados 4 (quatro) artigos, porém, incorporados 2 (dois) textos citados nos artigos mapeados com o uso dos descritores. Conclui-se que o desenvolvimento de pesquisas na área da História Digital e os seus desdobramentos acerca do que a cultura digital conduz aos historiadores, é fundamental para compreender as transformações que a "Era da conexão" possibilitará a esses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da Associação Nacional de História (ANPUH), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação do Norte e Nordeste (FEPAE-NNE) e representante da região Nordeste na SBHE. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.

Lidemberg Régis Santos Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando no Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de iniciação científica na área de história da educação.

 

Referências

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

EIROA, Matilde. El pasado en el presente: el conocimiento historiográfico en las fuentes digitales. Ayer: Revista de Historia Contemporánea, v. 110, n. 2, 2018.

FORTES, Alexandre; ALVIM, Leandro Guimarães Marques. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 207227, maio/ago. 2020.

LAITANO, Bruno Grigoletti. (Con)figurações do historiador em um tempo marcado pela disrupção tecnológica. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 170-186, maio/ago. 2020.

LUCCHESI, Anita; SILVEIRA, Pedro Telles da; NICODEMO, Thiago Lima. Nunca fomos tão úteis. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 161-169, maio/ago. 2020.

MACHADO, Ana Carolina. História digital em tempos de crise: as demandas do tempo imediato e suas implicações no trabalho dos historiadores. Aedos, Porto Alegre, v. 12, n. 26, ago. 2020.

NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 28-51, maio 2015.

Sobre o Google Scholar. Google Scholar, 2021. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/intl/pt-BR/scholar/about.html>. Acesso em: 19 jul. 2021.

SOUZA, Ângelo Ricardo. Qualis Referência e o Colégio de Humanidades: disputa em aberto ou questão encerrada? Youtube, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_buc0m4Mv2U&lc=UgwIZKq6RebiWBEWisp4AaABAg>. Acesso em: 15 jul. 2021.

VIDAL, D.; SILVA, J. C. S. Intérpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e20951, 19 jul. 2021.

ZANARDO, Julia. Desafios do historiador na Era Digital. Almanack. Guarulhos, n. 14, p. 303-307. 2016.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

MEDEIROS NETA, O. M. de; DANTAS, L. R. S. . O ofício do historiador na Era Digital: entre os desafios e as potencialidades produzidas pelas tecnologias digitais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335597, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5597. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5597. Acesso em: 23 out. 2021.