A sociologia vê o cinema?

Uma janela para ver as cores berrantes de Amarelo manga.

Autores/as

  • Ana Maria Roland

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6%20jan/jun.709

Palabras clave:

Cinema, Sociologia, Amarelo Manga

Resumen

A partir da análise de um filme brasileiro, este ensaio destaca um tema caro à história da arte e à formação
das nações: a representação de dramas e personagens do povo. Observando a construção do roteiro, o tratamento visual e dramatúrgico de Amarelo manga, se estabelecem relações desta película com algumas matrizes do cinema e da literatura moderna. E, ainda, se põe em foco um eixo da formação brasileira, as heranças ibéricas. O estudo orienta-se por uma questão teórica, o exame de limitações epistemológicas
da sociologia no trato da arte, exercitando, em resposta, uma possibilidade analítica aberta por estetas
contemporâneos, que conciliam poética e linguagem com sociologia e história.

Publicado

2018-11-27

Cómo citar

ROLAND, A. M. A sociologia vê o cinema? Uma janela para ver as cores berrantes de Amarelo manga. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 78–116, 2018. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.709. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/709. Acesso em: 22 nov. 2024.