A sociologia vê o cinema?
Uma janela para ver as cores berrantes de Amarelo manga.
DOI:
https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6%20jan/jun.709Palabras clave:
Cinema, Sociologia, Amarelo MangaResumen
A partir da análise de um filme brasileiro, este ensaio destaca um tema caro à história da arte e à formação
das nações: a representação de dramas e personagens do povo. Observando a construção do roteiro, o tratamento visual e dramatúrgico de Amarelo manga, se estabelecem relações desta película com algumas matrizes do cinema e da literatura moderna. E, ainda, se põe em foco um eixo da formação brasileira, as heranças ibéricas. O estudo orienta-se por uma questão teórica, o exame de limitações epistemológicas
da sociologia no trato da arte, exercitando, em resposta, uma possibilidade analítica aberta por estetas
contemporâneos, que conciliam poética e linguagem com sociologia e história.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.