Ecofeminismo e agricultura familiar na América Latina

Autores/as

Palabras clave:

Ecofeminismo, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar, Feminização da Pobreza, Guatemala

Resumen

Pobreza, desigualdade, violência de gênero e exploração da natureza são questões levantadas pela insurreição dos movimentos sociais e que as sociedades ainda buscam enfrentar e combater. Discute-se no presente estudo, a visão ecofeminista no fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável na América Latina, destacando a importância do empoderamento da mulher rural a partir do estudo de caso da zona Polochic na Guatemala.

Biografía del autor/a

Nikaelly Lopes de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Advogada. Pós-Graduanda em Direito Internacional e Humanos pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Discente do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora de Direito Internacional e Humanos do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (GEDAIUFC). Membro do Corpo Editorial da Revista Dizer (UFC). Tem experiência em pesquisa sobre encarceramento e migrações sob o enfoque de gênero, bem como acerca de direitos sexuais e reprodutivos. Endereço eletrônico: nikaelly_lopes@hotmail.com.

Arnelle Rolim Peixoto, Universidade Federal do Ceará

Advogada. Pós-Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Direito pela Universidade de Salamanca. (USAL). Professora orientadora de Direito Internacional dos Direitos Humanos do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (GEDAIUFC). Professora do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Membro do Centro de Estudos da Mulher da Universidade de Salamanca. Membro do Observatório de Nacionalidades (UECE).

Arkaitz Pascual Martin, Universidad de Salamanca

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca (USAL). Mestre em Estudos Latinos Americanos pela Universidade de Salamanca – Instituto Iberoamérica, na Espanha.

Publicado

2021-06-15

Cómo citar

DE FREITAS, N. L.; PEIXOTO, A. R.; MARTIN, A. P. Ecofeminismo e agricultura familiar na América Latina. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 133–155, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/3389. Acesso em: 21 nov. 2024.