Elos entre ecofeminismo, agroecologia e soberania alimentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v17i33.2926

Palavras-chave:

Ecofeminismo, Gênero, Agricultura Sustentável, Soberania Alimentar

Resumo

Esta pesquisa problematiza as concepções de gênero e natureza, interligando o(s) ecofeminismo(s) à agroecologia e à soberania alimentar. Sistemas agroalimentares  protagonizados por mulheres dão concretude a um projeto social direcionado para a soberania alimentar e estimulam novas relações entre seres humanos e natureza, modos de vida e consumo, que passam a ser pensados de forma integrada.

 

Biografia do Autor

Rubia Carla Formighieri Giordani, Universidade Federal do Paraná

 Professora na área de Saúde Pública do Departamento de Nutrição e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na UFPR. Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela UFPR e cotutela de tese no Laboratoire d´ethnologie et de sociologie comparative, Université Paris Ouest Nanterre.

Islandia Bezerra, Universidade Federal do Paraná

Professora vinculada ao Departamento de Nutrição e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia/PGSOCIO da UFPR. Atua como Educadora voluntária na Escola Latino Americana de Agroecologia/ELAA. Possui especialização em Saúde Coletiva. Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais/PPGCS-UFRN. Pós-doutorado em Ciências e Desenvolvimento Regional na Universidade Autónoma de Chapingo/UACh - México

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

FURTADO DA SILVA, A. C. G. F. da S.; FORMIGHIERI GIORDANI, R. C.; BEZERRA, I. Elos entre ecofeminismo, agroecologia e soberania alimentar. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 113–132, 2021. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v17i33.2926. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/2926. Acesso em: 20 abr. 2024.