Efeitos da accountability na educação escolar no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v16i32.2077Palabras clave:
Escola pública, Accountability, Políticas educacionais, NeoliberalismoResumen
O artigo visa entender a influência da Reforma do Estado da década de 1990 nas políticas educacionais e os efeitos da accountability na rede escolar do Ceará, mediante análise documental e revisão de literatura. O governo estadual aderiu à lógica educacional da accountability: padronização, prestação de contas e responsabilização. Isso ocasionou efeitos perversos ao excluir uma parcela populacional vulnerável: jovens com 18 anos ou mais que frequentam o turno noturno.Descargas
Publicado
2020-11-06
Cómo citar
PESSOA, M. K. M.; SANTOS, J. B. F. dos. Efeitos da accountability na educação escolar no Ceará. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 105–132, 2020. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v16i32.2077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/2077. Acesso em: 31 may. 2025.
Número
Sección
Artigo
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.