Matriarcado africano

uma análise nos escritos dos feminismos

Autores

  • Ricardo Ossagô Carvalho Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB)
  • Medilanda Eliseu Amós Tubento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB)

Palavras-chave:

Matriarcado Africano, Feminismos Africanos, Feminismo Afrocentrado

Resumo

O artigo visa compreender o matriarcado africano e as suas relações com as teorias feministas, com base nos textos de Oyèrónké Oyěwùmí e Nah Dove. A pesquisa tem caráter descritivo e  analítico, de cunho bibliográfico. Com foco nos respectivos trabalhos,  faz-se uma análise comparativa de duas perspectivas do matriarcado: africana e afrocentrada.

Biografia do Autor

Ricardo Ossagô Carvalho, Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB)

 Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é Graduado - Bacharel em Ciências - Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) & Licenciatura em Sociologia, ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus de Ceara, nos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU), Licenciatura em Sociologia e do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência nas áreas de Instituições Políticas com foco em: Democracia, transições políticas, forças armadas e conflitos na África; Políticas Públicas, movimentos sociais e Sociologia de juventude em vulnerabilidade social; Política internacional com ênfase em política externa, atuação de organismos internacionais na África Ocidental, processo de construção de Estados na África; Estudos Africanos; relação Brasil- África e projetos de cooperação com os PALOPS. Tem interesse nos estudos de gênero e política nos países africanos e Epistemologia do Sul

Medilanda Eliseu Amós Tubento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB)

 Licenciada em Sociologia, com graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades ambos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, cuja a monografia deste último titulada Nação e Nacionalismo na Guiné-Bissau. Foi bolsista do projeto "CONEXÕES ÁFRICA-BRASIL: DIÁLOGOS DO SUL", 2015-2016. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Amílcar Cabral desde 2015. Presidente da Mesa da Assembleia da Associação dos Estudantes Guineenses na UNILAB (AEGU), 2015-2016. Bolsista no Programa de Residência Pedagógica, CAPES-UNILAB, 2018-2019. Interesse da pesquisa nas áreas das Teorias Sociológicas Clássicas e Contemporâneas, nos Estudos de Gênero Identidade na África, especificamente no país Guiné-Bissau e nas Epistemologias do Sul.

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

CARVALHO, R. O.; TUBENTO, M. E. A. Matriarcado africano: uma análise nos escritos dos feminismos. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 305–328, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/3395. Acesso em: 18 abr. 2024.