Irmãos de Arma, Irmãos de Vida

reflexões e diálogos sobre a família militar na Marinha do Brasil

Autores

  • Nádia Moreira Escola Superior de Defesa
  • Sabrina Celestino Centro da Capacitação Física do Exército
  • Viviane Caminha Escola Superior de Defesa

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v18i37.7919

Palavras-chave:

Família Militar, Pertencimento, Movimentação, Marinha do Brasil

Resumo

As relações sociais e os laços de pertencimento construídos pelos militares, a luz da categoria família, tem-se constituído objeto de reflexão na contemporaneidade. Tendo por base pesquisa de caráter sócio etnográfico e como referência a expressão “família militar”, o presente artigo analisa a forja de laços sedimentados pelas circunstâncias adversas vivenciadas por esses sujeitos advindas das movimentações pelo território nacional e pelo afastamento do convívio com a família de origem.

Biografia do Autor

Nádia Moreira, Escola Superior de Defesa

Pós-doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em Antropologia Social (UNB). Professora/Pesquisadora da Escola Superior de Defesa (ESG). Linha de pesquisa Dimensão Humana dos Estudos de Defesa, do Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (LAB-SDD) da ESD. E-mail: nadiaxmoreira@yahoo.com.br

Sabrina Celestino, Centro da Capacitação Física do Exército

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta (docente e pesquisadora) do Centro da Capacitação Física do Exército. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Forças Militares e integrante da linha de pesquisa Dimensão Humana dos Estudos de Defesa, do Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (LAB-SDD) da ESD. E-mail. anirbasuff@hotmail.com

Viviane Caminha, Escola Superior de Defesa

Doutora em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta (docente e pesquisadora) na Escola Superior de Defesa (ESD). Coordenadora da linha de pesquisa Dimensão Humana dos Estudos de Defesa, do Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (LAB-SDD) da ESD.

Downloads

Publicado

24-08-2022

Como Citar

XAVIER MOREIRA, N.; SELESTINO, S.; MACHADO CAMINHA, V. Irmãos de Arma, Irmãos de Vida: reflexões e diálogos sobre a família militar na Marinha do Brasil. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 237–258, 2022. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v18i37.7919. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/7919. Acesso em: 26 abr. 2024.