Feminismo, Revolução e a questão nacional na Nicarágua

Autores

Palavras-chave:

Feminismo, Revolução Sandinista, Hegemonia, Questão Nacional, Nicarágua

Resumo

A Revolução Sandinista foi um vitorioso processo político de libertação nacional da Nicarágua
(1979 – 1990), na qual a participação das mulheres foi essencial. Estas integraram de forma orgânica a revolução, cujo triunfo deveu ao apoio e à presença ativa das nicaraguenses.
O objetivo deste artigo é delinear a relação entre a luta das mulheres e a questão nacional no contexto de disputas hegemônicas na América Latina.

Biografia do Autor

Meire Mathias, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/EM); Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Política, Estado e América Latina” (GPPEAL/UEM). Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo/UEM). Tem experiência na área de Ciência Política, trabalha principalmente com temas referentes à Estado e poder, Cultura e poder, hegemonias em disputa, teoria política, política internacional e América Latina.

Nicolle Montalvão, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PGC - UEM) e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Quadro Próprio de Magistério de Sociologia da rede pública de ensino do estado do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Política, Estado e América Latina (GPPEAL - UEM). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Feminismo, processos políticos e América Latina.

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

MATHIAS, M.; MONTALVÃO, N. Feminismo, Revolução e a questão nacional na Nicarágua. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 85–112, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/3454. Acesso em: 19 abr. 2024.