Um estudo sobre a pobreza multidimensional no estado do Ceará no período de 2005 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7171Palavras-chave:
Pobreza multidimensional, Desigualdade, PrivaçãoResumo
Por muito tempo a pobreza era definida apenas de acordo com a insuficiência de renda, porém seu conceito evoluiu e passou a ser incorporado a uma série de predicados ao longo do tempo, referentes não somente às variáveis econômicas, mas incluindo outras variáveis, tais como grau de instrução do indivíduo, condições de saúde, habitação, saneamento e inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, tendo em vista o nordeste brasileiro, com destaque para o estado do Ceará, ainda é detentora de elevados níveis de pobreza e desigualdade, verifica-se o quão importante é essa abordagem multidimensional da pobreza para a região, visto que é classificada como mais completa e considera dimensões mais qualitativas, sem excluir a variável renda. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a evolução e o nível de pobreza multidimensional no estado do Ceará no período de 2005 a 2015. Para tanto, fez-se uso da metodologia de Bourguignon e Chakravarty (2003) que leva em consideração uma abordagem multidimensional para avaliar a pobreza. Os dados utilizados baseiam-se na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). A conclusão das seis dimensões em análise apresentou uma elevação na proporção de pobres multidimensionais da população cearense, de 38,33% em 2005 para 44,15% no ano de 2015.
Downloads
Referências
ALVES, C. C.; VILELA, T. A. S.; RODRIGUES, E. P. A Responsabilidade do Estado enquanto provedor de Políticas Públicas e o Serviço Social: aspectos polêmicos. In: III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais. Belo Horizonte, 2013.
BARBIERI, J. A.; RIBEIRO, D. M. A intervenção do Estado na economia e o comprometimento com desenvolvimento humano através da promoção de Políticas Sociais. IN: XXI Congresso Nacional Conselho Nacional em Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI, Santa Catarina, 2012.
BARROS, R. P. de; HENRIQUE, R. MENDONÇA, R. Desigualdade e Pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 15, n. 42, 2000.
CALDAS, R. M.; SAMPAIO, Y. S. B. Pobreza no Nordeste brasileiro: Uma análise multidimensional. REC - Revista Economia Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 74-96, 2015.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2009.
COUTO, B. R. O. Direito Social e a Assistência Social na sociedade brasileira: uma equação possível? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CURRALERO, C. R. B. O enfrentamento da pobreza como desafio para as políticas sociais no Brasil: uma análise a partir do Programa Bolsa Família. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia. Campinas, SP, 2012.
DALLAGO, C. S. T. Estado e Políticas Sociais no Brasil: formas históricas de enfrentamento a pobreza. In: III Jornada Internacional de Políticas Púlicas. São Luís – MA, 28 a 30 de agosto 2007.
ESPÍNOLA, G. M.; ZIMMERMANN, C. R. Definição e mensuração da Pobreza: algumas considerações sobre o debate recente. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de setembro de 2012.
FALVO, J. F. A desigualdade social no Nordeste metropolitano: análise do período de 1981 a 2008. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia. Campinas, SP, 2010.
FRIEDE, R. Ciência política e teoria geral do Estado. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
FRONZA, P. Programa Bolsa Família: contribuições para o enfrentamento à pobreza. Tese (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Porto Alegre, 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2015/microdados.htlm. Acesso em 02 de maio de 2017.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: http://www.ipeadata.gov.br. Acesso em: 20 junho 2016.
MEDEIROS, C. N. de.; NETO, V. R. P. Análise espacial da Extrema Pobreza no estado do Ceará. Instituto de Pesquisas e Estratégias do Ceará: IPECE, Fortaleza, 2011.
MENDONÇA, K. V.; CAMPOS, R. T.; LIMA, P. V. P. S.; BATISTA, P. C. de S. Análise das Causas Socioeconômicas da Pobreza Rural no Ceará. Documentos técnico-científicos. v. 41, n. 3, Fortaleza, 2010.
OLIVEIRA, A. J. P. de. Estudos Estados Brasileiros. Ceará 200-2013. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.
PONTES, H. A. de Q. Pobreza No Estado Do Ceará Urbano: Uma Análise Multidimensional (2006-2013). Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
QUEIROZ, S. N.; REMY, M. A. P. A.; PEREIRA, J. M. P. D. Estudo comparativo entre o Programa Bolsa Família no Brasil e o Programa Oportunidades no México. Bahia Análise & Dados, v. 21, p. 681-699, 2011.
REGO, W. L.; PINZANI, A. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
RELATÓRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO. Objetivos de desenvolvimento do milênio. Coordenação: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI/MP); supervisão: Grupo Técnico para o acompanhamento dos ODM. - Brasília: Ipea: MP, SPI, 2014. 208 p.
RIBEIRO, S. C. Caracterização da pobreza no território de Identidade de Vitória da Conquista em 2010: um estudo a partir da abordagem das necessidades básicas e da abordagem das capacitações. In: II Semana da Economia. Bahia, 2011.
SANTANA, E. M. J. A pobreza no Brasil na década de 2000: políticas e resultados. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) -Graduação em Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
SANTOS, E. I. dos.; CARVALHO, Í. C. S. de.; BARRETO, R. C. Sá. Análise espacial da Pobreza no Nordeste brasileiro: uma aplicação do IMP. In: XI ENCONTRO DE ECONOMIA BAIANA. Bahia, 2015.
SCHEEFFER, F. O papel das políticas públicas: uma questão controversa. In: VIII Encontro de Economia Catarinense, 2014, Rio do Sul. Anais dos resumos do VIII Encontro de Economia Catarinense, v. 1, p. 49-50, 2014.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Mota; revisão técnica Ricardo Doninelle Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SILVA, A. F.; ARAUJO, J. A.; CAMPELO, G. L.; VASCONCELOS, J. C. Uma análise da Pobreza Multidimensional no Ceará no período 2006 a 2012. 1º lugar com artigo, Institudo de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE, Fortaleza, 2014.
SILVA, C. F. da; SOUSA JUNIOR, A. S. de. Pobreza e Desigualdade no Brasil: uma análise da contradição capitalista. In: VII Congresso Português de Sociologia. Universidade do Porto - Faculdade de Letras – Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, 2012.
SILVA, E. D. Pobreza absoluta e classes sociais no Brasil: o saldo do período de estagnação econômica, 1981-2003: uma abordagem sócio-ocupacional. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia. Campinas, SP: [s.n.], 2005.
SOARES, S.; SOUZA, L. de.; SILVA, W. SILVEIRA, F. G.; CAMPOS, A. Perfil da Pobreza: Norte e Nordeste rurais. Estratégia do FIDA para o Brasil 2016-2021 e Série de Estudos sobre a Pobreza Rural. Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Brasília, 2016.
WERTHEIN, J. NOLETO, M. J. Pobreza e desigualdade no Brasil: traçando caminhos para a inclusão social. Anais do Seminário Internacional Pobreza e Desigualdade no Brasil, Brasília, 2003. ISBN: 85-87853-96. Brasília: UNESCO, 2003.
WLODARSKI, R.; CUNHA, L. A. Desigualdade Social e Pobreza como consequências do Desenvolvimento da sociedade. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Paraná, 2005.
VALE, T. M. C. do.; FELIPE, J. L. A.; FORMIGA, M. C. C.; RAMOS, P. C. F. Redução da pobreza e transferências governamentais: um estudo de caso para o estado Rio Grande do Norte na região Nordeste brasileira. In: XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP. Caxambu- MG – Brasil, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yonara Duarte Caetano, Marília de Souza Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.