O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.4992Palavras-chave:
Covid-19, Ensino remoto, Prática PedagógicaResumo
A pandemia da Covid-19 causou não apenas uma crise sanitária mundial, mas impactou fortemente diversos desdobramentos na sociedade. Na educação, milhares de estudantes foram afastados da escola, e o ensino remoto foi a alternativa para continuidade dos estudos. Este trabalho visa relatar os recursos metodológicos utilizados durante o período de isolamento social no novo formato imposto de aulas remotas. Por meio das aulas online estabeleceu-se um diálogo entre discurso escolar e não escolar, descobriu-se as aulas virtuais como espaço educativo, um grande desafio para todos os envolvidos, mas principalmente professores e estudantes. Os dados apresentados propiciam perceber, sentir e compreender como o ensino remoto pode ser útil para a reflexão crítica que permeia o campo da prática pedagógica. Espera–se que possam ser entendidos para integrá-los no âmbito escolar, como auxiliar para uma reflexão sobre a condição do estudante como leitor de informação e do conhecimento que esse meio possibilita.
Downloads
Referências
ABIB, G., HOPPEN, N. & HAYASHI JUNIOR, P. Observação participante em estudos de administração da informação no Brasil. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n.6, 2013.
BELO, P. A. de P., OLIVEIRA, R. M. de, & SILVA, R. C. da. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n.2, e323880, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.3880
BEZERRA, N. P. X., VELOSO, A. P., & RIBEIRO, E. (2021). Ressignificando a prática docente: Experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n.2, 323917. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3917
BLASZKO, C. E., CLARO, A. L. DE A., & UJIIE, N. T. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, v.6, n.2, e3908, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908
BRASIL, Ministério da Educação. Novas Diretrizes reforçam uso da tecnologia nos processos de aprendizagem. Portal do Mec Educação Conectada, 2021. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/todas-noticias/219-novas-diretrizes-reforcam-uso-da-tecnologia-nos-processos-de-aprendizagem.
CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência. São Paulo: Cortez, 2014
DIAS JÚNIOR, M. V.; Mercado, L. P. L. Ações docentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem proporcionadas pelas ferramentas de Learning Analytics. Revista Iberoamericana de Educación, v. 80, n. 1, pp. 117-137, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus editorial, 2012.
PROGETTI, C. B. Avaliação de eficiência do uso de tecnologia da informação e comunicação para suporte à educação a distância. Tese de Doutorado, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: doi:10.11606/T.3.2020.tde-28022020-074201, 2019.
SANTOS, F. M. B. DOS, GIASSON, F. DA F. (2019). Docência no Ensino Superior: Formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v.1, n.1, p.1–12. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3543
SILVA, M. C. Dificuldades de aprendizagem: do histórico ao diagnóstico. O Portal dos Psicólogos. p. 1-13, 2008.
TEW, Y. et al. A study on enhanced educational platform with adaptive sensing devices using IoT features. Asia-Pacific Signal and Information Processing Association Annual Summit and Conference (APSIPA ASC): p. 375–379. Disponível em: doi:10.1109/APSIPA.2017.8282061, 2017
TORI, R. Educação sem distância. As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luís Fernando Ferreira Araújo, Claudia Bianchi Progetti, Robson Alves dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.