Temporada de Minicursos
a capacitação como meio efetivo de desenvolvimento técnico e interpessoal de universitários
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3634Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Capacitação, Desenvolvimento, HabilidadesResumo
A ampliação do desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes universitários torna-se de grande importância para a inserção no mercado de trabalho, uma vez que, de maneira geral, é evidente o descompasso da formação acadêmica e o mercado de trabalho. Em vista disso, o presente artigo objetiva analisar a importância das capacitações extracurriculares, com foco na atividade Temporada de Minicursos (TMC) desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), no desenvolvimento de hard skills e soft skills dos participantes. Para alcançar os objetivos, realizaram-se duas análises, uma quantitativa e outra qualitativa, com base em dados obtidos a partir da 8ª edição da TMC. Os resultados obtidos nas análises mostraram que os participantes envolvidos na atividade foram capazes de desenvolver suas habilidades e, consequentemente, aplicá-las em âmbitos acadêmicos e profissionais.
Downloads
Referências
BOLLI, Thomas; RENOLD, Ursula. Comparative advantages of school and workplace environment in skill acquisition. In: Evidence-Based HRM: A Global Forum for Empirical Scholarship. Emerald Publishing Limited, 2017.
CHAN, Jennifer Kim Lian. Enhancing the employability of and level of soft skills within tourism and hospitality graduates in Malaysia: The Issues and challenges. Journal of Tourism, v. 12, n. 1, 2011.
DUBEY, Richa Singh; TIWARI, Vijayshri. Operationalisation of soft skill attributes and determining the existing gap in novice ICT professionals. International Journal of Information Management, v. 50, p. 375-386, 2019.
FELDER, Richard M. LEARNING AND TEACHING STYLES IN ENGINEERING EDUCATION. Journal of Engineering Education. 1987.
LAU, Hsien-Hsien et al. Impact of participation in extra-curricular activities during college on graduate employability: an empirical study of graduates of Taiwanese business schools. Educational Studies, v. 40, n. 1, p. 26-47, 2014.
NGANG, Tang Keow; YUNUS, Hashimah Mohd; HASHIM, Nor Hashimah. Soft skills integration in teaching professional training: Novice teachers’ perspectives. Procedia-social and behavioral sciences, v. 186, p. 835-840, 2015.
NGUYEN, Duyen Q. The essential skills and attributes of an engineer: A comparative study of academics, industry personnel and engineering students. Global J. of Engng. Educ, v. 2, n. 1, p. 65-75, 1998.
Oxford Languages. Oxford University Press. Disponível em: https://languages.oup.com/. Acesso em 21 de julho de 2019.
PACHAURI, Digvijay; YADAV, Aruna. Importance of soft skills in teacher education programme. International journal of educational research and technology, v. 5, n. 1, p. 22-25, 2014.
ROSENBERG, Stuart; HEIMLER, Ronald; MOROTE, Elsa‐Sofia. Basic employability skills: a triangular design approach. Education + Training, 2012.
SANTOS, Renata Carolina Nogueira dos. A relação entre os profissionais e o mercado de trabalho: um estudo de caso sob o prisma dos egressos do ensino superior para compreender se as instituições de ensino os prepararam para esta correlação. Centro Universitário de Brasília: Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - ICPD. Brasília, 2017.
SCHULZ, Bernd. The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Journal of Language and Communication, June 2008.
SITZMANN, Traci; WEINHARDT, Justin M. Advancing training for the 21st century. Human Resource Management Review. v. 29, p. 137-139. 2018.
TEIXEIRA, Marizate Argolo; NITSCHKE, Rosane Gonçalves; PAIVA, Mirian Santos. Análise dos dados em pesquisa qualitativa: um olhar para a proposta de morse e field. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 9, núm. 3, julio-septiembre, 2008, pp. 135-142. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Brasil.
WATS, Meenu; WATS, Rakesh Kumar. Developing Soft Skills in Students. The International Journal of Learning Annual Review. p. 5-6. 2008.
WYE, Chung-Khain; LIM, Yet-Mee. Perception Differential between Employers and Undergraduates on the Importance of Employability Skills. International education studies, v. 2, n. 1, p. 95-105, 2009.
YEN, David C.; LEE, Sooun; KOH, Seokha. Critical knowledge/skill sets required by industries: an empirical analysis. Industrial Management & Data Systems, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Pedro Ygor Rodrigues Mesquita, Jácio Nícolas Alves Pereira, Cornélio Albuquerque de Sousa, Rodrigo Angelo Albuquerque Mendes, Marcus Vinícius de Oliveira Barroso, Alexandre Araújo Bertini (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.