Temporada de Minicursos

a capacitação como meio efetivo de desenvolvimento técnico e interpessoal de universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3634

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Capacitação, Desenvolvimento, Habilidades

Resumo

A ampliação do desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes universitários torna-se de grande importância para a inserção no mercado de trabalho, uma vez que, de maneira geral, é evidente o descompasso da formação acadêmica e o mercado de trabalho. Em vista disso, o presente artigo objetiva analisar a importância das capacitações extracurriculares, com foco na atividade Temporada de Minicursos (TMC) desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), no desenvolvimento de hard skills e soft skills dos participantes. Para alcançar os objetivos, realizaram-se duas análises, uma quantitativa e outra qualitativa, com base em dados obtidos a partir da 8ª edição da TMC. Os resultados obtidos nas análises mostraram que os participantes envolvidos na atividade foram capazes de desenvolver suas habilidades e, consequentemente, aplicá-las em âmbitos acadêmicos e profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ygor Rodrigues Mesquita, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFC

Jácio Nícolas Alves Pereira, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici

Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFC

Cornélio Albuquerque de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFC

Rodrigo Angelo Albuquerque Mendes, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFC

Marcus Vinícius de Oliveira Barroso, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFC

Alexandre Araújo Bertini, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará e membro do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC), Centro de Tecnologia. Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de Estruturas pela USP (2002). Formado em Engenheiro Civil da UFC (1992).

Referências

BOLLI, Thomas; RENOLD, Ursula. Comparative advantages of school and workplace environment in skill acquisition. In: Evidence-Based HRM: A Global Forum for Empirical Scholarship. Emerald Publishing Limited, 2017.

CHAN, Jennifer Kim Lian. Enhancing the employability of and level of soft skills within tourism and hospitality graduates in Malaysia: The Issues and challenges. Journal of Tourism, v. 12, n. 1, 2011.

DUBEY, Richa Singh; TIWARI, Vijayshri. Operationalisation of soft skill attributes and determining the existing gap in novice ICT professionals. International Journal of Information Management, v. 50, p. 375-386, 2019.

FELDER, Richard M. LEARNING AND TEACHING STYLES IN ENGINEERING EDUCATION. Journal of Engineering Education. 1987.

LAU, Hsien-Hsien et al. Impact of participation in extra-curricular activities during college on graduate employability: an empirical study of graduates of Taiwanese business schools. Educational Studies, v. 40, n. 1, p. 26-47, 2014.

NGANG, Tang Keow; YUNUS, Hashimah Mohd; HASHIM, Nor Hashimah. Soft skills integration in teaching professional training: Novice teachers’ perspectives. Procedia-social and behavioral sciences, v. 186, p. 835-840, 2015.

NGUYEN, Duyen Q. The essential skills and attributes of an engineer: A comparative study of academics, industry personnel and engineering students. Global J. of Engng. Educ, v. 2, n. 1, p. 65-75, 1998.

Oxford Languages. Oxford University Press. Disponível em: https://languages.oup.com/. Acesso em 21 de julho de 2019.

PACHAURI, Digvijay; YADAV, Aruna. Importance of soft skills in teacher education programme. International journal of educational research and technology, v. 5, n. 1, p. 22-25, 2014.

ROSENBERG, Stuart; HEIMLER, Ronald; MOROTE, Elsa‐Sofia. Basic employability skills: a triangular design approach. Education + Training, 2012.

SANTOS, Renata Carolina Nogueira dos. A relação entre os profissionais e o mercado de trabalho: um estudo de caso sob o prisma dos egressos do ensino superior para compreender se as instituições de ensino os prepararam para esta correlação. Centro Universitário de Brasília: Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - ICPD. Brasília, 2017.

SCHULZ, Bernd. The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Journal of Language and Communication, June 2008.

SITZMANN, Traci; WEINHARDT, Justin M. Advancing training for the 21st century. Human Resource Management Review. v. 29, p. 137-139. 2018.

TEIXEIRA, Marizate Argolo; NITSCHKE, Rosane Gonçalves; PAIVA, Mirian Santos. Análise dos dados em pesquisa qualitativa: um olhar para a proposta de morse e field. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 9, núm. 3, julio-septiembre, 2008, pp. 135-142. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Brasil.

WATS, Meenu; WATS, Rakesh Kumar. Developing Soft Skills in Students. The International Journal of Learning Annual Review. p. 5-6. 2008.

WYE, Chung-Khain; LIM, Yet-Mee. Perception Differential between Employers and Undergraduates on the Importance of Employability Skills. International education studies, v. 2, n. 1, p. 95-105, 2009.

YEN, David C.; LEE, Sooun; KOH, Seokha. Critical knowledge/skill sets required by industries: an empirical analysis. Industrial Management & Data Systems, 2001.

Publicado

2019-08-30

Como Citar

MESQUITA, P. Y. R.; PEREIRA, J. N. A.; SOUSA, C. A. de; MENDES, R. A. A.; BARROSO, M. V. de O.; BERTINI, A. A. Temporada de Minicursos: a capacitação como meio efetivo de desenvolvimento técnico e interpessoal de universitários. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3634. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3634. Acesso em: 21 nov. 2024.