Teoria da reprodução social e as desigualdades educacionais
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3571Palavras-chave:
Reprodução social, Realidade da Educação, Desigualdade EducacionalResumo
Teorias que partem de princípios filosóficos podem ser úteis à compreensão de fenômenos educacionais. Dessa maneira, a Teoria da Reprodução Social proposta pelos estudiosos Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron no século XX versa sobre um sistema que envolve características dos indivíduos (Habitus), o âmbito onde tais aspectos se processam e se constituem (Campo), e a posse de determinados bens (capital), materiais ou não, que podem ser econômicos, culturais e sociais. Os conceitos que se pensados em um contexto educacional, estarão diretamente relacionados com a seleção de estudantes e a manutenção de classes sociais de acordo com os conhecimentos que são trabalhados em sala de aula que segundo os autores, privilegiam os da classe dominante. Assim, este estudo é de caráter teórico e teve como objetivo discutir as desigualdades educacionais à luz da Teoria de Reprodução Social.
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