A educação a distância (EaD) na educação profissional e tecnológica (EPT): lacunas e proposições contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15133Palabras clave:
AVA, Cibercultura, UAB.Resumen
Contemporaneamente, a Educação a Distância (EaD) tem nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) suas bases tecnológicas para o desenvolvimento da educação em todos os locais, inclusive, para aqueles menos favorecidos no tocante à oferta de cursos e programas com grande flexibilidade em todos os níveis e modalidades. Nessa perspectiva, a educação profissionalizante em EaD potencializou-se a partir dos anos 2000, possibilitando inclusive que os Institutos Federais de Educação pudessem ofertar cursos técnicos nessa modalidade. O artigo tem como objetivo discutir a pertinência da Educação Profissional e Tecnológica na Educação a Distância (EaD), apontando o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e metodologias ativas para o compartilhamento de conhecimentos sistematizados. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, contou com abordagem qualitativa, mediante pesquisas bibliográficas e documentais. Em síntese, sustentamos que a EPT EaD se constitui como profícua estratégia de acesso ao ensino básico e superior.
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