A educação a distância (EaD) na educação profissional e tecnológica (EPT): lacunas e proposições contemporâneas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15133

Palabras clave:

AVA, Cibercultura, UAB.

Resumen

Contemporaneamente, a Educação a Distância (EaD) tem nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) suas bases tecnológicas para o desenvolvimento da educação em todos os locais, inclusive, para aqueles menos favorecidos no tocante à oferta de cursos e programas com grande flexibilidade em todos os níveis e modalidades. Nessa perspectiva, a educação profissionalizante em EaD potencializou-se a partir dos anos 2000, possibilitando inclusive que os Institutos Federais de Educação pudessem ofertar cursos técnicos nessa modalidade. O artigo tem como objetivo discutir a pertinência da Educação Profissional e Tecnológica na Educação a Distância (EaD), apontando o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e metodologias ativas para o compartilhamento de conhecimentos sistematizados. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, contou com abordagem qualitativa, mediante pesquisas bibliográficas e documentais. Em síntese, sustentamos que a EPT EaD se constitui como profícua estratégia de acesso ao ensino básico e superior.

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Biografía del autor/a

Ailton Batista de Albuquerque Junior , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Educação (UFU). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Pós-graduando em DireitosHumanos (i9Edu) e Direitos das Mulheres (i9Edu). Revisor de Texto e Normalizador ABNT e APA. Parecerista da Revista Educação e Cultura Contemporânea (QUALIS A2);Revista Conexões, Ciência e Tecnologia (QUALIS A2 - IFCE) e Revista de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (QUALIS A3 - UECE). Conselheiro Acadêmico da QuipáEditora e Editora Instituto Diniz. Especialista em Educação a Distância (UCAM); Educação Inclusiva (FESL); Gestão Pública (UNILAB); Gênero e Diversidade na Escola (UFC);Psicopedagogia (UCAM); Serviço Social e Políticas Públicas (INTERVALE/MG); Serviço Social Organizacional (INTERVALE/MG); Metodologia da Língua Portuguesa(INTERVALE/MG); Docência na Educação Básica (IFMG); Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (UNILAB); Gestão Empresarial (Intervale/MG); Educação de Jovens eAdultos (IFRO); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFPI); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI); Matemáticas e suas Tecnologias (UFPI); Linguagens e suasTecnologias (UFPI); Pedagogia Empresarial (Intervale/MG); Educação Digital (SESI-SC). Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI);Psicanálise (FAVENI; Sexualidade e Psicologia (FAVENI). Graduação em Pedagogia (UECE); Letras Português-Inglês (FGD); Letras Português-Espanhol (FGD), Serviço Social(UNIP) e Artes Visuais (FAVENI). Participa do Grupo de Pesquisa em Formação Docente Digital e Cultura Maker (GP/FDDCM); Laboratório de Análise de Políticas e Gestão daEducação (LAPGE/UFU) e do Grupo de Pesquisa Avançada em Redes e Automação (GARRA/IFCE). 

Samuel Brasileiro Filho, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Educação (UFC). Mestre em Computação Aplicada (UECE). Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProEP)

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação (USP) e Ciências da Educação (Universidade de Minho/Portugal. Doutora em Educação (PUC/SP).  Mestra em Educação (UFU). Professora TITULAR na Universidade Federal de Uberlândia. Graduação em Pedagogia na Faculdades Integradas de Uberaba. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia e Fundamentos da Educação Ministra a Disciplina Políticas e Gestão de Educação Superior na Pós graduação stricto Sensu. Foi professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG, por mais de 5 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Formação de professores,Ensino Superior e Didática. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Gestão Democrática; Educação Superior; Metodologia de Pesquisa; Qualidade de Ensino e Inclusão Educacional e Social. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFTM de 2009 a 2013. Coordenação Pibid Gestão UFU/Pontal de 2016 a 2018. Participa em congressos com apresentação de trabalhos em várias regiões do País. Desenvolve pesquisa com projetos aprovados e financiados pela FAPEMIG e CNPQ. Docente Permanente no Programa de Pós graduação Mestrado em Educação da Universidade de Uberlândia (UFU) Linha de Pesquisa em Estado, Política e Gestão da Educação (desde 2016). Atuou como Docente permanente e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),Linha Formação de professores e cultura digital, entre 2013 a 2018. Professora visitante na Universidade do Minho (Portugal), em 2023. Integante do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores e Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação LAPGE

 

E

Ana Cláudia Uchôa Araújo, Instituto Federal do Ceará

Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (2003); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional; e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Concluiu o Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará, na Linha de Pesquisa História e Educação Comparada, no Eixo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Educação a Distância (2021), apresentando o relatório Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada - Formação em Ensino Híbrido. É Servidora Pedagoga, no Instituto Federal do Ceará, lotada no Campus de Fortaleza, atuando como Pró-Reitora de Extensão, desde março de 2021. É estudante voluntária no Projeto Lumiar, realizando acompanhamentos psicopedagógicos supervisionados junto a crianças e/ou adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada.

Sinara Socorro Duarte Rocha, Instituto Federal do Ceará

Pedagoga, Especialista em Informática Educativa (2004), Midias em Educação (2006), Coordenação Pedagógica (2015) e Educação Especial (2024). Mestra (UECE) e Doutora (UFC) em Educação com pesquisa na área de Tecnologia Digital e formação de professores em contextos inclusivos. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Formação Docente para a Inclusão. É Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva do IFCE em parceria com a UNESP. Coordenadora do NAPNE - Núcleo de Acessibilidade as pessoas com necessidades educativas especificas do IFCE Paracuru. Estudante de Libras. Tem interesse em EAD, tecnologias digitais, acessibilidade e inclusão na formação de professsores e na educação profissional.

Citas

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Publicado

2025-08-04

Cómo citar

ALBUQUERQUE JUNIOR , A. B. de; BRASILEIRO FILHO, S.; BORGES, M. C.; UCHÔA ARAÚJO, A. C.; ROCHA, S. S. D. A educação a distância (EaD) na educação profissional e tecnológica (EPT): lacunas e proposições contemporâneas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15133, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15133. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15133. Acesso em: 5 dic. 2025.