Oficina pedagógica no ensino dos gêneros textuais: um recurso didático aplicado ao ensino médio integrado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14826

Palabras clave:

Gêneros Textuais, Oficina pedagógica, Formação Humana Integral.

Resumen

As oficinas pedagógicas são como uma atividade estruturada que visa promover o aprendizado e a troca de conhecimentos de forma dinâmica e participativa. Os participantes desempenham um papel ativo, explorando conceitos, resolvendo problemas e compartilhando experiências. O presente artigo se trata de um recorte de dissertação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, utilizando o questionário prévio para os alunos, a entrevista com docentes e coordenadora, a aplicação da oficina pedagógica, seguida da avaliação mediante questionários. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Bardin (análise de conteúdo). A oficina pedagógica foi aplicada na turma do 1º ano médio integrado ao curso técnico de Aquicultura. Os resultados mostram que o ensino dos gêneros textuais, como também a leitura e sua interpretação, contribuem para o desenvolvimento da autonomia, criticidade, boa comunicação e expressividade do estudante, buscando assim, uma formação integral.

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Biografía del autor/a

Magda Freitas Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Português e inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto de Teologia Aplicada (INTA). Mestra em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus Mossoró). Professora de Língua Portuguesa, com experiência na área da educação.  

Carla Katarina Monteiro Marques, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciência da Computação, com mestrado em Eng. Elétrica e Doutorado em Eng. de Teleinformática. Professora do IFRN (Campus Mossoró) e do PROFEPT, com experiência na área de Ciências da Computação e Ensino.

Diogo Pereira Bezerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Química pela UECE, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela UFC. Professor do PROFEPT E RENOEN/IFRN.

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Publicado

2025-08-12

Cómo citar

MEDEIROS, M. F.; MARQUES, C. K. M.; BEZERRA, D. P. Oficina pedagógica no ensino dos gêneros textuais: um recurso didático aplicado ao ensino médio integrado. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14826, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14826. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14826. Acesso em: 5 dic. 2025.