Oficina pedagógica no ensino dos gêneros textuais: um recurso didático aplicado ao ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14826Palavras-chave:
Gêneros Textuais, Oficina pedagógica, Formação Humana Integral.Resumo
As oficinas pedagógicas são como uma atividade estruturada que visa promover o aprendizado e a troca de conhecimentos de forma dinâmica e participativa. Os participantes desempenham um papel ativo, explorando conceitos, resolvendo problemas e compartilhando experiências. O presente artigo se trata de um recorte de dissertação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, utilizando o questionário prévio para os alunos, a entrevista com docentes e coordenadora, a aplicação da oficina pedagógica, seguida da avaliação mediante questionários. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Bardin (análise de conteúdo). A oficina pedagógica foi aplicada na turma do 1º ano médio integrado ao curso técnico de Aquicultura. Os resultados mostram que o ensino dos gêneros textuais, como também a leitura e sua interpretação, contribuem para o desenvolvimento da autonomia, criticidade, boa comunicação e expressividade do estudante, buscando assim, uma formação integral.
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