Narrativa de escolarização de uma trans no Noroeste Paulista
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13520Palavras-chave:
Memória, Trans, Exclusão, Família, EscolaResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, desenvolvida junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS – Unidade de Paranaíba/MS. O objetivo é apresentar e analisar o relato de escolarização de Samantha[1], uma mulher trans do Noroeste Paulista, abordando questões de educação e transexualidade. Para cumprir esse objetivo, foi utilizada uma metodologia qualitativa de abordagem pós-crítica, por meio de uma entrevista em profundidade semiestruturada. Os resultados da entrevista revelam vários pontos de tensão e conflito em relação a um conjunto de mecanismos heteronormativos na escola, incluindo experiências de rejeição e exclusão tanto por parte da família quanto da escola, e as consequências negativas desses fatores em sua trajetória de vida, processos de subjetivação e identificação.
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