Colégio Santa Clara: contribuições para a educação no município de Santarém - PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11407

Palavras-chave:

História da Educação, Educação de Mulheres, Formação

Resumo

Este estudo[1] busca, a partir da historiografia, analisar aspectos que se constituíram como elementos fundamentais na organização do processo formativo de mulheres e as contribuições para a educação no município de Santarém -PA, a concepção social da mulher e seu acesso à educação, assim como a influência do modelo de educação feminina proposto a partir da instalação do Colégio Santa Clara, uma instituição confessional católica. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Utiliza-se o materialismo histórico dialético como método de interpretação. A partir dos dados preliminares, conclui-se que a instituição escolar em estudo foi de grande relevância para o desenvolvimento da educação, pois possibilitou oportunidade de estudo, formação intelectual e foi pioneiro na formação de mulheres para a docência na região Oeste do Pará.

 

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Biografia do Autor

Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Instituto Esperança de Ensino Superior

Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFOPA). Membro dos grupos de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR – UFOPA e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO) – UECE.

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA). Líder do grupo HISTEDBR - Ufopa. Bolsista Produtividade Cnpq.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

SOUSA, E. C. de V. T.; COLARES, A. A. Colégio Santa Clara: contribuições para a educação no município de Santarém - PA. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11407, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11407. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11407. Acesso em: 31 out. 2024.