Pedro Costa e o Cinema Negro

Autores

  • Paulo Morais-Alexandre Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema, Avenida Marquês de Pombal, 22 B, 2700-571 Amadora, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10852

Palavras-chave:

Cinema, Cabo Verde, Cinema Negro, Pedro Costa, Oprimido, Escola de Cinema de Lisboa

Resumo

Procura-se estabelecer um ponto de partida para uma análise muito específica da obra do realizador Pedro Costa, no âmbito de um cinema onde as minorias e os oprimidos, nomeadamente os negros, são eixos fulcrais, e onde é claramente trabalhado o nível da estética, mas inequivocamente com claros valores próprios.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

MORAIS-ALEXANDRE, P. Pedro Costa e o Cinema Negro. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10852, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10852. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10852. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cinema Negro