A educação básica nas comunidades ribeirinhas do Estado do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.7081

Palavras-chave:

Educação básica, Comunidade ribeirinha, Amapá

Resumo

O referido trabalho tem objetivo de examinar as produções científicas sobre a qualidade da educação nas comunidades ribeirinhas considerando as especificidades do deslocamento. E de que forma a educação básica vem sendo abordada nas comunidades ribeirinhas do estado do Amapá, nas produções científicas.  Metodologicamente, o trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica, através da revisão de literatura acerca da temática Educação para as comunidades ribeirinhas e finalizando com o resultado de que a educação nas comunidades ribeirinhas necessita de infraestrutura nas escolas amapaenses com ampliação, adequação e reformas. Formação continuada para os professores e um quadro fixo na escola de todos os profissionais, transporte escolar seguro e um currículo voltado para o saber e cultura do aluno para desenvolvimento pleno da cidadania.

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Biografia do Autor

Adilamar Coutinho Castro, Universidade Estadual do Ceará

Formada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar (UNIFAP) Bacharel em Direito (CEAP), acadêmica do Curso Letras/Francês (UNIFAP) Pedagoga na E.E. Quilombola Lagoa dos Índios e Professora na E.E. Prof. Nilton Balieiro Machado, Mestranda em Políticas Públicas (UECE).

Raimundo Inaldo de Jesus Souza Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Formado em Pedagogia, Especialista em Linguística Aplicada, Bacharel em Direito (UNAMA), licenciado em Letras, professor do AEE na Escola Municipal Raquel da Paz e Escola José Ribamar Teixeira.

Elizabete Belo Lobato, Universidade Estadual do Ceará

Formada em   Pedagogia (FACINTER), especialista em Gestão Escolar (IBPEX), Mestranda do Curso Planejamento e Políticas Públicas (UECE), Coordenadora Pedagógica na E.E. Manoel Queiroz Benjamim.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

CASTRO, A. C.; SOUZA JÚNIOR, R. I. de J.; LOBATO, E. B. A educação básica nas comunidades ribeirinhas do Estado do Amapá. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e317081, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.7081. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7081. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável