Os desafios dos professores do Ensino Médio no Ensino Remoto em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6366

Palavras-chave:

Imigrantes digitais, Nativos digitais, Competências tecnológicas, Formação dos professores, Tecnologias da comunicação e Informação

Resumo

Após a pandemia causada pela COVID-19, alunos e professores se viram em meio a um turbilhão de mudanças das aulas presenciais para as salas de aulas virtuais. Este artigo analisa as produções científicas que discutem os desafios dos professores do ensino médio no ensino remoto em tempos de pandemia. Para tanto, o estudo quanto aos objetivos é de natureza exploratória, quanto a abordagem dos dados, é uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica sistemática do tipo o Estado da Questão, utilizou-se duas bases de dados: a Scientific Electronic Library Online - SciELO e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior o Portal de Periódicos - CAPES. Obteve-se como resultados 18 artigos a partir dos descritores ensino remoto, ensino médio, pandemia, formação dos professores, TIC - Tecnologia da Informação e comunicação. Conclui-se que a maioria dos artigos abordam as dificuldades, desafios tanto os professores como os alunos a desenvolverem suas atividades de maneira remota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Ferreira de Souza, Secretaria de Educação do Estado Amapá

Professora. Advogada. Especialista em Língua Estrangeira - Inglês e suas Literaturas. Especialista em Língua Portuguesa e suas Literaturas. Especialista em Direito Processual Civil. Ex Professora  no Ensino Superior. Mestranda em Políticas Públicas pela UECE. Ex Professora do PIBID.

Nazaré da Silva Dias Ferrão, Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Administradora e Professora Educação Superior e Profissional, Mestranda em Políticas Públicas pela UECE. Curadora Nacional de ODAs, Esp. Em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, MBA em Gestão de Pessoas (2008) Graduação em Administração e Licenciatura em Ciências Biológicas.

 

Nelceia Margareth da Silva Figueiredo Chermont, Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, professora da Educação Básica do Estado do Amapá. Professora no Ensino Superior (Licenciaturas, Bacharelados e Especializações). Tem experiência em Gestão, Administração, Consultoria e Instrutoria na área educacional, Coordenação de Curso Superior.

Referências

BARROS, T R.; DIAS, W. S. Práticas experimentais de Física a distância: Desenvolvimento de uma aplicação com Arduino para a realização do Experimento de Millikan remotamente. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, 2019.

BERALDO, R. M. F.; MACIEL, D. A. Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. v. 20, n. 2, mai/ago. 2016.

CHARCZUK, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, 2020.

GIL, A. C. Como Elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LUNARDI, N. M. S. S.; NASCIMENTO, A; SOUSA, J. B. D; SILVA, N. R. M. D.; PEREIRA, T. G. N.; FERNANDES, J. D. S. G. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, 2021.

MACEDO, R. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p.262-280, 2021.

MACHADO, R. B; FONSECA, D. G. D; MEDEIROS, F. M.; FERNANDES, N. Educação Física Escolar em Tempos de Distanciamento Social: Panorama, Desafios e Enfrentamentos Curriculares. Movimento, v. 26, e26081, 2020.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓFILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação científica para as ciências sociais aplicadas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MENDES, A. TIC ± Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Portal iMaster, mar. 2008. Disponível em: https://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita-gente-esta-comentandomas-voce-sabe-o-que-e?trace=1519021197&source=single. acesso em 25 mar 2021.

MILIAUSKAS, C. R. Saúde mental de adolescentes em tempos de Covid-19: desafios e possibilidades de enfrentamento. Physis: Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 30(4), 2020.

NICOLINI, C; MEDEIROS, K. É. G. Aprendizagem histórica em tempos de pandemia. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 34, n 73, p.281-298, 2021.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: Reflexões Teórico-Metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul./dez. 2004.

PERIN, E. D. S.; FREITAS, M. D. C. D.; COELHO, T. R. Modelo de competência docente digital. SciELO Preprints, 2021. disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELO Preprints.1961. Acesso em: 9 mar. 2021.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.

SCHERER, S.; BRITO, G. D. S. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76252, 2020.

SCHUHMACHER, V. R. N; ALVES FILHO, J. D. P; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência &Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017.

SILVA, G. H. G. D.; PENTEADO, M. G. Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade. Ciência & Educação., Bauru, v. 19, n. 2, p. 279-292, 2013.

SILVA, J. B. D; BILESSIMO, S. M. S; MACHADO, L. R. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.37, 2021.

SOUZA, Diego de Oliveira. As dimensões da precarização do trabalho em face da pandemia de Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde. Jan 2021, v. 19. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/7rJ6TkW8Cs88QkbNwHfdkxb/?lang=pt. Acesso em: 8 mar. 2021.

SOUZA, J. B.; HEIDEMANN, I. T. B; BITENCOURT, J. V. O. V.; AGUIAR, D. C. M.; VENDRUSCOLO, C.; VITALLE, M. S. S. O enfrentamento do COVID-19 e as possibilidades de promoção da saúde: diálogos com professores. Revista de Enfermagem. UFSM, Santa Maria, v11, p. 1-24, 2021.

SOUZA, K. R. de; SANTOS, G. B. dos; RODRIGUES, A. M. dos S.; FELIX; E. G.; GOMES, L.; ROCHA, G. L. D.; CONCEIÇÃO, R. do C. M.; ROCHA, F. S. D.; PEIXOTO, R. B. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021.

VILELA, D. C.; GERMANO, J. S. E.; MONTEIRO, M. A. A.; CARVALHO, S. J. D. Estudo comparativo de um experimento de eletrodinâmica: Laboratório Tradicional x Laboratório Remoto. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 41, n. 4, 2019.

VAZQUEZ, D. A.; CAETANO, S.; SCHLEGEL, R.; LOURENÇO, E.; NEMI, A.; SLEMIAN, A.; SANCHEZ, Z. M. Vida sem escola e a saúde mental de estudantes de escolas públicas durante a pandemia de covid-19. SciELO Preprints. disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2329202. Acesso em: 9 mar. 2021.

VÓLQUEZ PÉREZ, J. A.; AMADOR ORTÍZ, C. M. Competências digitais de docentes de nível secundário de Santo Domingo: um estudo de caso. PASSEIO. Revista Iberoamericana de pesquisa educacional. Eu investiguei. Desenvolvimento. Educ v.11 n.21 Guadalajara jul./dez. 2020 Epub 09 mar. 2021.

Publicado

2021-04-30

Como Citar

SOUZA, M. F. de; FERRÃO, N. da S. D.; CHERMONT, N. M. da S. F. Os desafios dos professores do Ensino Médio no Ensino Remoto em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316366, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6366. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6366. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável