Os desafios dos professores do Ensino Médio no Ensino Remoto em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6366

Palavras-chave:

Imigrantes digitais, Nativos digitais, Competências tecnológicas, Formação dos professores, Tecnologias da comunicação e Informação

Resumo

Após a pandemia causada pela COVID-19, alunos e professores se viram em meio a um turbilhão de mudanças das aulas presenciais para as salas de aulas virtuais. Este artigo analisa as produções científicas que discutem os desafios dos professores do ensino médio no ensino remoto em tempos de pandemia. Para tanto, o estudo quanto aos objetivos é de natureza exploratória, quanto a abordagem dos dados, é uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica sistemática do tipo o Estado da Questão, utilizou-se duas bases de dados: a Scientific Electronic Library Online - SciELO e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior o Portal de Periódicos - CAPES. Obteve-se como resultados 18 artigos a partir dos descritores ensino remoto, ensino médio, pandemia, formação dos professores, TIC - Tecnologia da Informação e comunicação. Conclui-se que a maioria dos artigos abordam as dificuldades, desafios tanto os professores como os alunos a desenvolverem suas atividades de maneira remota.

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Biografia do Autor

Mércia Ferreira de Souza, Secretaria de Educação do Estado Amapá

Professora. Advogada. Especialista em Língua Estrangeira - Inglês e suas Literaturas. Especialista em Língua Portuguesa e suas Literaturas. Especialista em Direito Processual Civil. Ex Professora  no Ensino Superior. Mestranda em Políticas Públicas pela UECE. Ex Professora do PIBID.

Nazaré da Silva Dias Ferrão, Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Administradora e Professora Educação Superior e Profissional, Mestranda em Políticas Públicas pela UECE. Curadora Nacional de ODAs, Esp. Em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, MBA em Gestão de Pessoas (2008) Graduação em Administração e Licenciatura em Ciências Biológicas.

 

Nelceia Margareth da Silva Figueiredo Chermont, Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, professora da Educação Básica do Estado do Amapá. Professora no Ensino Superior (Licenciaturas, Bacharelados e Especializações). Tem experiência em Gestão, Administração, Consultoria e Instrutoria na área educacional, Coordenação de Curso Superior.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

SOUZA, M. F. de; FERRÃO, N. da S. D.; CHERMONT, N. M. da S. F. Os desafios dos professores do Ensino Médio no Ensino Remoto em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316366, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6366. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6366. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável