Um diálogo conceitual sobre Políticas Públicas: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6339

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Conceito, Revisão de Literatura, Estado da Questão

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o conceito de políticas públicas de forma estruturada, para permitir sua compreensão sistêmica a partir do Estado da Questão (EQ), elaborado no recorte temporal compreendido entre 2006 e 2020, nas publicações em periódicos qualificados. Trata-se de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como foco abrangente a categoria política pública. Para subsidiar o diálogo conceitual abordou-se como a literatura revisada trata o conceito de políticas públicas, suas especificidades e perspectivas enquanto campo de conhecimento científico alcançando suas distintas categorias, tipologias e dimensões essenciais, o que permitiu delimitar o alcance do EQ e a construção do objeto investigado. Constatou-se o dissenso entre os pesquisadores quanto a parte conceitual e constitutiva da temática. Assim, conclui-se, que as políticas públicas se apresentam como mecanismos estratégicos, orientadores da relação entre o ente público e a sociedade, sobretudo, na dinâmica estabelecida em seus subsistemas que inclusive impactam seus resultados.

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Biografia do Autor

Daniel Braz de Araújo, Governo do Estado do Amapá

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, MBA em Administração Pública com ênfase em controle externo pelo Centro Educacional Uninter e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre.

Laércio Mendonça Góes, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Severino Sombra – FSS, Graduado em Direito pela Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP. Professor Licenciado em Ciências Agrícolas. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Gestão e Elaboração de Projetos Internacionais.

Manoel Maria Ferreira Miranda Junior, Serviço Social do Transporte do Amapá

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

ARAÚJO, D. B. de; GÓES, L. M.; MIRANDA JUNIOR, M. M. F. Um diálogo conceitual sobre Políticas Públicas: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316339, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6339. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6339. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável