Eva Gomes e o percurso histórico-educacional da antiga Conceição do Buraco-CE
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16402Palavras-chave:
História oral, Educação, Docência, CearáResumo
O presente estudo trata de uma pesquisa desenvolvida mediante o método de História oral, de modo a apresentar relatos de vivências pedagógicas da professora Eva Gomes, a qual foi a primeira docente do antigo distrito de Conceição do Buraco – que encontra-se imersa pelas águas do Açude Orós, em Orós-CE. Diante disso, a abordagem utilizada na produção deste trabalho é qualitativa, para mais, sua tipologia se enquadra na pesquisa biográfica e de campo, combinando elementos de entrevista semiestruturada com suporte teórico. Ademais, na seção de Resultados e discussões, levantamos questões referentes à formação acadêmica da entrevistada, prosseguindo sobre sua fase inicial no magistério, a realidade da comunidade e do ambiente escolar, as técnicas de ensino aplicadas naquela conjuntura histórica e os efeitos socioculturais da região no processo didático. Por fim, as memórias da educadora nos permitiram reconhecer os desafios enfrentados no âmbito educacional pela sociedade interiorana do Ceará, especialmente da cidade de Orós-CE, no século XX.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017, 596 p.
BURKE, Peter. A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1992.
CASTRO, Elaine de; OLIVEIRA, Ulisses Tadeu Vaz de. A entrevista semiestruturada na pesquisa qualitativa-interpretativa: um guia de análise processual. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 3, p. 25–45, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n3p25-45. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46089. Acesso em: 27 abr. 2025.
FERNANDES, Francisca Risolene; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; SANTOS, Francisca Mayane Benvindo dos. DOCÊNCIA DE MARIA FERNANDES EM QUIXADÁ-CE NA DÉCADA DE 1970. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 28, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4379. Acesso em: 13 mar. 2025.
FREITAS, Sônia Maria de. História oral: possibilidades e procedimentos. 2 Ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006. 142 p.
GOMES, Eva. Entrevista concedida a Regilsom Magalhães da Silva Júnior por Eva Gomes Juvenço. Orós, 17 dez. 2024. Duração: 55min08 seg.
GRAÇA, Tereza Cristina Cerqueira da. Pés-de-anjo e letreiros de neon: ginasianos na Aracajú dos Anos Dourados. 1. ed. São Cristóvão: Editora da UFS, 2002. 290 p.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
PEREIRA, Edirleine dos Santos; MACÊDO, Magda Martins. Escolas multisseriadas do campo: tempos, espaços e vivências. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 7, n. 1, p. 152- 169 – jan./abr. 2018 – ISSN 2238-8346. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/download/47051/25499/195110. Acesso em: 13 mar. 2025.
REGO, José Lins do. Menino de Engenho. 1 ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2003. 111 p.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1996. 177 p.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógica no Brasil. 4.Ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013. 262 p.
SOUSA, J. M. Sistema Educacional Cearense. 1 ed. Recife: MEC/INEP, 1961. 347 p.
SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Reminiscências sobre as condições educativas no interior cearense a partir das docências de Marieta Benício e Maria José de Sousa (1936-1984). 2023. 192 f. Tese (Doutorado Acadêmico) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, 2023. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1MANmUbTGSBYDaSvZJ4et8lauDY9K6ror/view?usp=drivesdk>. Acesso em: 23 abr. 2025.
VIANA, Rogério Tadeu Sá. A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2021. Disponível em: < https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://infes.uff.br/wp-content/uploads/sites/775/2024/09/Rogerio-Tadeu-Sa-Viana.pdf&ved=2ahUKEwjK_ZHVgO-MAxXLqZUCHVnbOPAQFnoECCoQAQ&usg=AOvVaw0FYQZ5xUoF5LnoYTzwonyX>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regilsom Magalhães da Silva Júnior, Francisca Genifer Andrade de Sousa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







