Eva Gomes e o percurso histórico-educacional da antiga Conceição do Buraco-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16402

Palavras-chave:

História oral, Educação, Docência, Ceará

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa desenvolvida mediante o método de História oral, de modo a apresentar relatos de vivências pedagógicas da professora Eva Gomes, a qual foi a primeira docente do antigo distrito de Conceição do Buraco – que encontra-se imersa pelas águas do Açude Orós, em Orós-CE. Diante disso, a abordagem utilizada na produção deste trabalho é qualitativa, para mais, sua tipologia se enquadra na pesquisa biográfica e de campo, combinando elementos de entrevista semiestruturada com suporte teórico. Ademais, na seção de Resultados e discussões, levantamos questões referentes à formação acadêmica da entrevistada, prosseguindo sobre sua fase inicial no magistério, a realidade da comunidade e do ambiente escolar, as técnicas de ensino aplicadas naquela conjuntura histórica e os efeitos socioculturais da região no processo didático. Por fim, as memórias da educadora nos permitiram reconhecer os desafios enfrentados no âmbito educacional pela sociedade interiorana do Ceará, especialmente da cidade de Orós-CE, no século XX.

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Biografia do Autor

Regilsom Magalhães da Silva Júnior, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu

Graduado em Letras – Língua Portuguesa, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu-FECLI/UECE.

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora da Universidade Estadual do Ceará, vinculada à Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO).

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Publicado

12-12-2025

Como Citar

SILVA JÚNIOR, R. M. da; SOUSA, F. G. A. de. Eva Gomes e o percurso histórico-educacional da antiga Conceição do Buraco-CE. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e16402, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16402. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16402. Acesso em: 15 dez. 2025.