As músicas de Luiz Gonzaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como ferramentas pedagógicas para valorização da identidade cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15700

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Sertaneja, Luiz Gonzaga, Identidade Cultural, Ensino Contextualizado.

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer metodologias que valorizem a cultura e a vivência dos estudantes. Este estudo, de caráter documental e analítico, investiga o uso potencial das músicas de Luiz Gonzaga como ferramenta didática na EJA, promovendo o aprendizado significativo e o engajamento dos estudantes. A pesquisa selecionou 23 canções do artista e analisou sua aplicabilidade em diferentes componentes curriculares. A metodologia consistiu na associação das músicas a saberes específicos e seus respectivos objetos de conhecimento, proporcionando um ensino contextualizado. Os resultados indicam que a abordagem musical favorece a participação ativa dos estudantes, fortalece a identidade cultural nordestina e amplia as possibilidades pedagógicas na EJA. Conclui-se que a música, além de recurso artístico, é uma potente estratégia educacional, incentivando a reflexão crítica e o aprendizado interdisciplinar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo José Araújo de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando em Botânica. Mestre em Recursos Genéticos Vegetais. Biólogo. Profissionalmente atuou como Professor e Coordenador Pedagógico nas redes privada e pública de ensino

Juarez da Silva Paz, Faculdade Brasileira do Recôncavo

Pós-Doc em Politicas Publicas, Doutor em Difusão do Conhecimento, Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra-Portugal.  Mestre em EJA.  Especialista no campo da Educação.  Licenciado em Pedagogia e Geografia.

Patrícia Luz Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e Mestre em Botânica, Graduada em Ciências Biológica, Professora Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Citas

Brasil. Presidência da República. Luiz Gonzaga tem o nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/01/luiz-gonzaga-tem-o-nome-inscrito-no-livro-dos-herois-e-heroinas-da-patria. Acesso em: 16 fev. 2025.

Cordeiro, J. M. (2012). O xote ecológico de Luiz Gonzaga e a educação ambiental na escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental. Revista de Estudos Geoeducacionais, 3(5), 1-10.

Freire, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980. p. 102.

Gonzagão Online. Biografia de Luiz Gonzaga. Disponível em: https://gonzagao.com/biografia-de-luiz-gonzaga/. Acesso em: 16 fev. 2025.

Lima, J. C. As representações política e cultural de Luiz Gonzaga, traços de identidade nordestina. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20300/1/Jos%C3%A9CunhaLima_Dissert.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

Pereira, A. Os Sujeitos da EJA e da Educação Social: As pessoas em situação de vulnerabilidade social. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, p. 273-294, jan./mar. 2019.

Pierro, M. C.; Joia, O.; Ribeiro, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, no 55, 2001, p. 58-77. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/parte1.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

Ribas, L. P. (2006). Música e intergeracionalidade na Educação de Jovens e Adultos. Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Brasília, DF, Brasil.

Ribas, M. G. C. Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem geracional. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 21, p. 124-134, mar. 2009.

Ribas, M. G. (2014). Mulheres da Educação de Jovens e Adultos em busca da formação perdida: um olhar da educação musical. Educar em Revista, (53), p. 113-130.

Santos, J. S.; Pereira, M. V.; Amorim, A. Os sujeitos estudantes da EJA: um olhar para as diversidades. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 1, p. 122-135, jan./jun. 2018.

Vasconcelos, A. P. S.; Amorim, A.; Ferreira, M. C. A. Quando os estudantes vão à escola da EJA: dificuldades encontradas. Revista da Faculdade de Educação, v. 35, n. 1, p. 153-174, jan./jun. 2021.

Publicado

2025-09-24

Cómo citar

JESUS, R. . J. A. de; PAZ, J. da S.; RIBEIRO, P. L. As músicas de Luiz Gonzaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como ferramentas pedagógicas para valorização da identidade cultural . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15700, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15700. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15700. Acesso em: 5 dic. 2025.