A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15640Palabras clave:
Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva.Resumen
O artigo, de natureza teórica e baseado em revisão de literatura, busca identificar tendências e contribuições teórico-metodológicas das pesquisas de pós-graduação realizadas entre 2021 e 2024 sobre a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Foram analisadas teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando as palavras-chave: educação infantil, educação inclusiva, autismo ou TEA. Selecionaram-se 13 produções, discutidas a partir da análise temática em três categorias: avaliação diagnóstica do TEA, percepções docentes e familiares sobre a inclusão e abordagens pedagógicas inclusivas na Educação Infantil. Os resultados indicam avanços, como a valorização de práticas diagnósticas sensíveis às particularidades das crianças, a necessidade de formação continuada para docentes e a importância das relações colaborativas entre família e escola. Entretanto, persistem barreiras, especialmente concepções limitantes sobre o desenvolvimento infantil e a insuficiência de políticas públicas integradas.
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Citas
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